Será que comida vicia? Descubra

Andrea Matarazzo

Andrea Matarazzo

Nutrição
27/06/2015 - por Andrea Matarazzo

A mídia abraçou a causa dos estudos sobre o poder que a comida pode exercer em nosso cérebro, nos deixando dependentes dela. De onde surgiu esta ideia? A grande maioria das pesquisa foi feita com animais, mas as poucas aplicadas em seres humanos demonstraram, por imagens cerebrais, que alguns alimentos afloram a mesma área acionada pela cocaína.

Como é possível tratar a TPM?
A Trilogia da Vida

A grande questão é que ainda pouco se sabe sobre as funções cerebrais como um todo. Por exemplo, o amor aflora esta mesma parte cerebral, então significa que amar também vicia? Ou o que uma mãe sente por um filho pode ser chamado de vício? Tem muitas coisas que podem explicar o porquê destas imagens cerebrais. Todos sabemos que comer é prazeroso e que, portanto, podemos falar que comidas aumentam a produção de dopamina (hormônio que nos faz sentir feliz/prazer).

Também sabemos que fazer dietas torna a comida, principalmente a colocada como “proibida”, ainda mais compensadoras. No entanto, nenhum dos estudos existentes sobre o vício que a comida pode causar leva em consideração o histórico alimentar, os hábitos alimentares e outros dados dos participantes.

A meu ver, este será um tema de estudo ainda por muito tempo. E mais uma vez, devemos analisar com muita cautela o que é mostrado pela mídia. Não é porque lemos que o “açúcar vicia” que devemos simplesmente retirá-lo de nossas vidas. Até porque os alimentos diet, light e etc. são muito mais caros que os com açúcar. Será que isso não contribui muito para toda esta veiculação?

Comente esse post!

Deixe seu Comentário