Como é possível tratar a TPM?

Andrea Matarazzo

Andrea Matarazzo

Nutrição
12/05/2015 - por Andrea Matarazzo

Clinicamente, sabemos que o desequilíbrio entre dois hormônios, o estrogênio e a progesterona, assim como o excesso de prolactina (outro hormônio), a deficiência das vitaminas B6 e E e as alterações na ação das endorfinas e da serotonina são alguns dos fatores frequentemente relacionados aos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

Porém, não há nenhum tipo de exame que possamos fazer para diagnosticar a TPM. Portanto, a melhora dos sintomas pode acontecer por mudanças de hábitos comportamentais, como a realização de atividade física regular, a ingestão de uma dieta equilibrada e, em alguns casos, o uso de suplementos minerais e vitamínicos ou até mesmo de medicamentos e hormônios.

Alguns estudos trazem a ideia de que existem vários subtipos de sintomas da TPM . O mais comum seria a presença da ansiedade pré-menstrual, como irritabilidade e tensão nervosa. Neste tipo de síndrome são observados a pressão arterial elevada e o baixo nível de progesterona. Estudos apontam que a vitamina B6 pode reduzir o estrogênio no sangue e aumentar a progesterona, resultando na melhora destes sintomas. A questão é: em qualquer caso, a mulher será beneficiada com a suplementação ou apenas em situações em que a vitamina está em deficiência?

Já a retenção de água e sal, inchaço abdominal, mastalgia (aumento da sensibilidade dos seios) e ganho de peso seriam um outro subgrupo, que pode estar associado aos altos níveis de aldosterona (hormônio responsável pela regulação eletrolítica do corpo) no sangue. Nestes casos, a vitamina B6, em doses elevadas, diminui a ação da aldosterona, melhorando a retenção hídrica, e a vitamina E pode ajudar nos sintomas que acometem as mamas. Algumas substâncias, como a cafeína, o cacau e a nicotina, devem ser reduzidos e o sódio limitado a 3g por dia neste período.

O desejo por doces, assim como o aumento do apetite e satisfação em comer açúcar refinado, seguido por palpitações, cansaço, desmaios, dor de cabeça, também seria outro subgrupo abordado nos artigos. Em alguns estudos, mulheres suplementadas com magnésio relataram melhoras no ganho de peso, inchaço das extremidades, dores nas mamas e inchaço abdominal, a partir do segundo mês de tratamento. Porém, grande parte destas mulheres já apresentavam deficiência de magnésio antes da suplementação.

Muitos tratamentos diferentes são sugeridos para tratar a TPM, incluindo os suplementos nutricionais como vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais. Porém, pouco se sabe sobre as causas e tratamentos da síndrome. E, em grande parte dos estudos, um suplemento nutricional, em alta ou baixa dosagem, sobre os sintomas pré-menstruais teve efeito em mulheres que apresentavam deficiência significativa na vitamina B6 e magnésio. E, neste caso, o uso de suplementos (vitaminas/minerais) teria efeito por corrigir algumas destas deficiências e, na dose apropriada, para melhorar os sintomas da tensão pré-menstrual.

Portanto, a terapêutica deve ser individualizada de acordo com os resultados da avaliação. Os exercícios físicos podem ser um grande aliado nesta fase, auxiliando não só na sensação física, como também no humor, interferindo de maneira positiva no seu comportamento. Grande parte desta sensação existe pela liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar. O que também é muito importante neste período é uma alimentação equilibrada, rica em frutas e minerais. Alguma atividade que trabalhe o corpo e a mente, como ioga ou alongamento, também pode te trazer um grande equilíbrio neste período.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário