Três livros que ajudam a educar os filhos

13/05/2024 - por We Pick

Confira as indicações de Daniela Nogueira, especialista em desenvolvimento infantil

Se você tem filhos, em algum momento, já deve ter trocado dicas com outros pais, buscado o aconselhamento de profissionais ou — por que não? — procurado respostas nos livros. 

A especialista em desenvolvimento infantil Daniela Nogueira compartilhou três obras que podem ajudar na hora de educar as crianças e adolescentes e guiar os pais por um caminho mais tranquilo de educação respeitosa. 

Tome nota! 

 Dear Parent: Caring for Infants with Respect

Autora: Magda Gerber 

É impossível pensar em nutrir a alma em relação à maternidade e não citar esta obra. Nela, Magda apresenta cuidados de alta qualidade para bebês até três anos e, também, é um acolhimento caloroso às mães. 

No decorrer da narrativa, o leitor recebe conselhos sobre comunicação e construção de vínculos com os filhos desde os primeiros momentos. Por exemplo, a autora incentiva a fala com o recém-nascido como se ele pudesse compreender, inclusive, informando-o sobre todas as ações que o envolvem, como “estou prestes a trocar suas fraldas”. 

Trata-se de um verdadeiro livro de referência para retornar sempre que necessário uma busca de orientação na jornada da criação dos filhos. 

 

Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar  

Autoras: Adele Faber e Elaine Mazlish 

Best-seller nos Estados Unidos, a obra de Adele Faber e Elaine Mazlish é útil para qualquer pessoa interessada em desenvolver um diálogo eficaz e respeitoso com os filhos — sejam eles crianças pequenas ou adolescentes. 

Didático, o livro apresenta situações do cotidiano por meio de cenas em quadrinhos, o que facilita a identificação do leitor com os desafios familiares. Além disso, oferece uma variedade de ferramentas eficientes para solucionar os problemas comuns entre as famílias. 

Rest, Play, Grow: Making Sense of Preschoolers  

Autora: Deborah MacNamara 

Um verdadeiro roteiro para compreender as crianças pequenas, a obra guia o leitor a uma compreensão profunda e transformadora sobre as crianças pequenas e suas necessidades, explorando a importância de experiências básicas da infância, como as atividades lúdicas e o estabelecimento de conexões. 

Revelando como os adultos são fundamentais para moldar o desenvolvimento dos pequenos, o livro demonstra como os pais podem influenciar positivamente o crescimento e o bem-estar das crianças. 

Comente esse post!

Deixe seu Comentário