Para ler mais em 2025: obras recomendadas pelas celebridades

07/01/2025 - por We Pick

De Clarice Lispector até Sally Rooney, descubra livros indicados pelas celebridades

Você deve ter visto que, recentemente, a atriz Cate Blanchett citou Clarice Lispector ao aceitar um prêmio honorário. Outras famosas, como Dua Lipa, Kaia Gerber e Emma Roberts, também têm a leitura como hobby e, para incentivar mais pessoas a adotarem o hábito, começaram seus próprios clubes do livro.

Aproveite o embalo do começo do ano — quando novas metas são traçadas — para aumentar a lista de leitura com títulos recomendados pelas próprias celebridades.

Confira as obras abaixo:

Kaia Gerber

(Reprodução Instagram/@kaiagerber)

Título: Os coadjuvantes

Autora: Clara Drummond

Gênero: Ficção literária

Editora: Companhia das Letras

“Vivian é uma jovem curadora de trinta e poucos anos que vive entre Rio e São Paulo. Seu currículo impecável só existe por conta dos diversos trabalhos mal remunerados em instituições prestigiadas, uma vez que vive do dinheiro da família. Quando um episódio trágico faz com que sua vida se cruze com a de Darlene, uma ambulante que vende cervejas em frente a seu apartamento, o mundo de Vivian ganha um rumo sombrio e imprevisível. O elo invisível entre seu conforto financeiro e a violência que mora ao lado nos convida a uma jornada ímpar na literatura brasileira contemporânea. Entre o delírio narcisista, personagens obcecados por manter sua posição social a qualquer custo e um retrato cáustico do universo de pais e filhos ricos e privilegiados, a narradora de Clara Drummond nos convida a olhar para a tragédia humana e de um país.”

Reese Witherspoon

(Reprodução Instagram/@reesewitherspoon)

Título: Como terminar uma história de amor

Autora: Yulin Kuang

Gênero: Romance

Editora: Arqueiro

“Helen Zhang é uma autora best-seller e está trabalhando na adaptação de seus romances jovens para a TV. Se conseguir disfarçar a síndrome de impostor, o resto de sua vida também entrará nos eixos. Hollywood é o recomeço de que ela precisa. Afinal, ninguém a conhece lá… exceto por uma pessoa.

Helen não vê Grant Shepard há treze anos, desde o trágico acidente que uniu suas vidas para sempre. Grant fez de tudo para seguir em frente e, embora os ataques de pânico nunca tenham desaparecido, conseguiu se tornar um roteirista prestigiado. Ele sabe que não deveria ter aceitado o trabalho na série de TV de Helen, mas essa oportunidade abrirá portas para desenvolver seus próprios projetos.

Grant é bem como Helen se lembra: engraçado, popular e adorável de maneiras que ela nunca foi. E Helen é bem como Grant se lembra: brilhante, bonita, reservada. Mas trabalhar juntos não será nada fácil, pois a atração começará a falar mais alto.

Quando segredos vêm à tona, os dois precisam encarar o fato de que a história deles nunca deveria ter um final feliz. Mas os melhores desfechos não são justamente os inesperados?”

 

Dua Lipa

(Reprodução Instagram/@dualipa)

Título: Sobre os ossos dos mortos

Autora: Olga Tokarczuk

Gênero: Suspense, Crime

Editora: Todavia

“Em uma remota região da Polônia, uma professora de inglês aposentada costuma se dedicar ao estudo da astrologia, à poesia de William Blake, à manutenção de casas para alugar e a sabotar armadilhas para impedir a caça de animais silvestres. Sua excentricidade é amplificada por sua preferência pela companhia dos animais aos humanos e pela crença na sabedoria advinda do estudo dos astros. Subversivo, macabro e discutindo temas, como mundo natural e civilização, este livro parte de uma história de crime e investigação convencional para se converter numa espécie de suspense existencial. Olga Tokarczuk oferece um romance instigante sobre temas, como loucura, injustiça e direitos dos animais.”

 

Cate Blanchett

(Reprodução)

Título: A Hora da Estrela

Autora: Clarice Lispector

Gênero: Romance

Editora: Rocco

“A nordestina Macabéa, a protagonista de “A Hora da Estrela”, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem-diferente do que a espera.

Clarice cria até um falso autor para seu livro, o narrador Rodrigo S.M., mas nem assim consegue se esconder. O desejo de desaparecimento, que a morte real logo depois consolidaria, se frustra.

Entre a realidade e o delírio, buscando social enquanto sua alma a engolfava, Clarice escreveu um livro singular.

A hora da estrela é um romance sobre o desamparo a que, apesar do consolo da linguagem, todos estamos entregues.”

 

Sophia Abrahão

(Reprodução Instagram/@sophiaabrahao)

Título: A Paciente Silenciosa

Autor: Alex Michaelides

Gênero: Suspense psicológico

Editora: Record

“Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para a Vogue, e de repente a vida de Alicia mudou completamente…

Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido, e ela nunca mais disse uma palavra.

A recusa de Alicia a falar ou a dar qualquer explicação transforma essa tragédia doméstica em algo muito maior — um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, enquanto seus quadros passam a ser mais valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres.

Enquanto isso, Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera, há muito tempo, por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.

Porém, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?”

Emma Roberts

(Reprodução Instagram/@emmaroberts)

Título: Intermezzo

Autora: Sally Rooney

Gênero: Romance

Editora: Faber

“Além do fato de serem irmãos, Peter e Ivan Koubek parecem ter pouco em comum.

Peter é um advogado de Dublin na casa dos trinta anos — bem-sucedido, competente e aparentemente inabalável. No entanto, após a morte do pai, ele está se medicando para conseguir dormir e enfrentando dificuldades em lidar com seus relacionamentos com duas mulheres muito diferentes — Sylvia, seu primeiro amor duradouro, e Naomi, uma estudante universitária para quem a vida é uma grande piada.

Ivan, por outro lado, é um jogador de xadrez competitivo de 22 anos. Ele sempre se viu como socialmente desajeitado, um solitário, o oposto de seu irmão mais velho e eloquente. Agora, nas primeiras semanas de luto, Ivan conhece Margaret, uma mulher mais velha que está emergindo de um passado turbulento, e suas vidas rapidamente se entrelaçam de forma intensa.

Para dois irmãos enlutados e as pessoas que eles amam, este é um novo interlúdio — um período de desejo, desespero e possibilidades — uma chance de descobrir quanto uma vida pode conter dentro de si mesma sem se quebrar.”

Natalie Portman

 

(Reprodução Instagram/@natalieportman)

Título: Get the Picture

Autora: Bianca Bosker

Gênero: Jornalismo literário

Editora: Viking

Uma jornalista premiada e obcecada pela obsessão, Bianca Bosker teve sua existência virada de cabeça para baixo quando adentrou o mundo da arte — e não conseguiu desviar o olhar. Fascinada por artistas que ficam sem fôlego diante de suas cores favoritas e por fanáticos por arte que estouram cartões de crédito para exibir pedaços de metal que acreditam poder mudar o mundo, Bosker ficou determinada a entender por que a arte importa e como ela — ou qualquer um de nós — poderia se conectar a ela de maneira mais profunda.

Em “Get the Picture”, Bosker mergulha no núcleo pulsante da arte e nas pessoas que vivem por ela: galeristas, colecionadores, curadores e, é claro, os próprios artistas — aqueles que conciliam vários empregos para bancar seus estúdios enquanto lutam para que alguém veja suas obras. Ao esticar telas até seus dedos formarem bolhas, se infiltrar em festas exclusivas repletas de bilionários colecionadores, ter o rosto sentado por uma artista performática quase nua e forçar-se a encarar uma única escultura por horas enquanto trabalha como segurança de museu, ela descobre não apenas os bastidores da máquina que canoniza a arte, mas também uma maneira mais expansiva de viver.

Explorando de tudo — de pinturas rupestres ao Instagram, da ciência da visão à importância da beleza — enquanto examina o papel da arte em nossa cultura, economia e corações, “Get the Picture” é uma aventura vibrante que mudará para sempre a forma como você enxerga o mundo.

 

Dakota Johnson

(Reprodução)

Título: Beautyland

Autora: Marie-Helene Bertino

Gênero: Ficção

Editora: Farrar, Straus and Giroux

“No momento em que a Voyager 1 é lançada ao espaço, levando seu famoso disco dourado, nasce, em Filadélfia, uma bebê de percepção incomum, filha de uma mãe solteira. Adina Giorno é pequena e amarelada pela icterícia, mas busca calor e luz. Ainda criança, ela percebe que é diferente: possui conhecimentos sobre um planeta distante. A chegada de um fax permite que ela entre em contato com seus parentes extraterrestres, seres que a enviaram para relatar as peculiaridades dos terráqueos.

Por anos, enquanto se adapta ao mundo e constrói sua vida entre os humanos, Adina envia transmissões sobre os terrores e as alegrias surpreendentes da existência na Terra. Então, em um momento delicado, uma amiga querida a encoraja a compartilhar suas mensagens com o mundo. Será possível que ela não esteja sozinha?

“Beautyland”, de Marie-Helene Bertino, é um romance de originalidade surpreendente sobre a fragilidade e a resiliência da vida na Terra e no universo. Uma evocação notável do sentimento de exílio em casa, o livro apresenta uma alienígena gentil e inesquecível para os nossos tempos.”

Comente esse post!

Deixe seu Comentário