Olá!!! Chegando mais uma vez com assuntos legais sobre moda, design, artes, cor e comportamento, pelo viés do retail design store & visual merchandising!
Vocês lembram que falamos sobre algumas inovações no design das lojas entrando como nova linguagem sobre a arquitetura? Pois bem, hoje veremos ainda dentro do tema de letramento visual das lojas, outra manifestação identitária bem expressiva, o colorblock nos espaços geométricos.
Sabemos que as cores possuem uma forte influência sobre nós e que podem, inclusive, nos estimular energeticamente para nos dinamizar ou acalmar. Seja o uso dela solitário ou combinado com outras cores, a gama de espectros é gigante. Nos exemplos abaixo eu separei exatamente elas sendo usadas de forma individual potencializando exponencialmente a mensagem. Objetivo? Estimular novamente experiências presenciais.
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Quanto mais detalhes, mais tempo levamos para decodificar uma mensagem. Como um texto de livro que, para saber do que se trata, temos que lê-lo inteiro. Quando simplificamos a mensagem, mais fácil é a assimilação – e mais forte ela se projeta sobre nós. Nos exemplos que trago, vemos as marcas se apropriando do uso de uma cor única e suas nuances para marcar um novo território visual.
Isto decorre muitas vezes do excesso de informações que temos recebido diariamente, e a perda de concentração na atenção.
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Algumas lojas vocês provavelmente já viram, pois meu objetivo não é necessariamente falar de tendências, mas falar de forma mais analítica e semiótica sobre os significados e propósitos, pelo meu ponto de vista.
O varejo é aquilo que muitos lugares não podem ser. A narrativa exagerada, o conto surrealista, a fantasia imperando, fazem deste segmento estabelecer uma aura performática de espetáculo, de diversão e de encantamento!