Lojas Incríveis: O match entre moda, design e cor

Cintia Lie

Cintia Lie

Lojas Incríveis
29/06/2022 - por Cintia Lie

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Cheguei no We Pick! Estou muito feliz e empolgada pelo convite feito pela Ju Lopes e fiz uma coleta de assuntos para dividir com vocês!

Abrindo hoje a minha coluna aqui, vou começar a falar sobre retail design store e visual merchandising. Percebi nas minhas pesquisas dos últimos anos que inúmeras marcas estão trabalhando desde as fachadas até o interior de uma forma bem inusitada. Isto é ótimo, pois reflete mudanças em como vemos o mundo e como queremos representá-lo.

Já começo mostrando o match perfeito entre moda, design e cor! A loja Otherland de velas aromáticas, de Abigail Cook Stone, na 454 West Broadway, em Nova York é incrível. Inaugurada recentemente, tem design criado por Sasha Bikoff (fiquem de olho nesse nome). Ela trabalha com maestria a suavidade através das formas, elementos, cores, embalagem, luminárias e uso e ocupação das cores no ambiente! Parece que quase sentimos as fragrâncias no ar… que delícia! #queromuito!

 

Foto: @toriwilliams, reprodução do instagram da marca @otherlandco

Vejo que estas linguagens trazem um certo frescor e leveza que expressa a jovialidade que o mundo tem desejado. Entendo também que é resultado de uma somatória de situações que o mundo tem vivido desde a crise da bolha imobiliária americana que levou ao início de várias situações complicadas e desde lá parece que não parou, tivemos a pandemia da Covid-19 e agora a guerra promovida pela Rússia.

Foto: @toriwilliams, reprodução do instagram da marca @otherlandco

É muita coisa densa, tensa… Precisamos de suavidade, de temas amenos e até ficcionais para contrabalancear tudo. Com isto vemos principalmente algumas marcas trazendo manifestações identitárias para reforçar as campanhas de forma bem unusual.

Além disto, para acompanhar de forma coerente as campanhas da marca de forma padronizada, territórios como as mídias sociais, os desfiles até o projeto de loja, seguem o mesmo letramento visual e tudo, tudo deliberadamente alinhado. O uso de uma só fala imagética.

Nos exemplos abaixo, também da designer Sasha, vemos superfícies inteiras de uma única padronagem ou arte visual, envelopando, englobando ou mergulhando por todo o espaço.

Coleção Versace Home, durante a Semana de Moda de Milão. Fotos: reprodução do instagram da designer @sashabikoff

Percebe-se uma certa simplificação no uso de algumas linguagens anteriormente dominadas pelos materiais de acabamento usuais na estética da arquitetura e que agora dão espaço a superfícies inteiras de uma única cor ou estampa.

Veja também nos destaques as marcas Burberry e a Gucci em parceria com a The North Face, trazendo uma certa brincadeira nas fachadas através de pintura ou painel impresso.///

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