Cinco livros infantis que promovem autoestima, confiança e individualidade

Marcela Levy (@mae_le_pra_mim)

Marcela Levy (@mae_le_pra_mim)

25/04/2024 - por Marcela Levy (@mae_le_pra_mim)

Não há dúvida sobre a importância da autoestima na infância. A criança com autoestima tem confiança para se desenvolver e crescer aceitando a si mesmo e aos outros. Respeitando as suas diferenças e as dos demais, celebrando a individualidade e o que a torna única.

Dito isso, como ajudar as crianças a confiarem em si mesmo? Os livros oferecem ótimos caminhos para isso, através de histórias divertidas que, de forma sutil, passam mensagens de extrema relevância para os pequenos.

Nessa postagem, fiz uma seleção de 5 livros favoritos dos meus filhos que tratam das diferenças entre as pessoas e a importância de confiarmos em nós mesmos, exatamente como somos.

1. Elmer, o elefante xadrez

Autor: David McKee

Editora: WMF Martins Fontes

Adoro ler os clássicos da literatura infantil para meus filhos – e esse é um deles. O premiado autor David McKee é o criador do Elmer, o elefante xadrez, e esse o primeiro livro de uma séria protagonizada pelo querido elefante. Elmer se sentia diferente dos outros elefantes por não ter a mesma cor. Um belo dia, Elmer resolve ir atras de uma solução para se tornar cinza, como os outros. Atravessou a floresta, andou bastante até se banhar da cor que tanto desejava. Ao retornar à sua manada, sem ser reconhecido, estranhou a seriedade dos seus amigos. O riso do grupo só voltou quando Elmer revelou sua verdadeira cor, um colorido xadrez. Um livro sobre a pluralidade e as imperfeições da vida, sobre a individualidade e amarmos e respeitarmos nós mesmos.

 

2. A menina furacão e o menino esponja

Autor: Ilan Brenman

Editora: Trioleca

O querido autor Ilan Brenman nos apresenta um livro com dois personagens apaixonantes. A menina furacão nasceu com olhos abertos, vivos e inquietos, em uma manhã tempestuosa. O menino esponja nasceu num dos dias mais quentes da história, chorava pouco, reclamava pouco e dava pouco trabalho. Duas personalidades em tudo opostas: uma expansiva, intensa, muito otimista; outra retraída, ressabiada, preocupada. Um belo dia, nossos protagonistas se conhecem. Será que vai dar certo? Uma leitura deliciosa, que já foi lida milhares de vezes em casa e sempre nos faz rir e me emocionar. Como um review coloca perfeitamente: “a obra é um brinde ao encontro e à exploração tão rica das diferenças na grande aventura humana”. Lindo!

 

3. O pote vazio

Autor: Demi

Editora: Martins Fontes

Um belo dia, um Imperador de idade avançada distribui sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem: quem conseguisse trazer a flor mais linda de todas se tornaria o seu sucessor. A competição mobilizou todas as crianças do reino. Ping, nosso protagonista, se dedicou dia e noite à sua sementinha, mas, ao final de um ano, o menino só tinha um pote vazio. Com muita coragem, ciente de que tinha dado o seu melhor, é isso que Ping apresenta ao Imperador, ao lado de crianças com as mais belas flores. Mas o que parecia um fracasso torna-se um grande triunfo. Com ilustrações primorosas, Demi nos conta uma bela fábula sobre a honestidade recompensada, que ensina aos pequenos a sempre confiar em si mesmo.

 

4. Tímidos

Autor: Simona Ciraolo

Editora: Companhia das Letrinhas

Como falei, meus filhos são bem diferentes. Minha filha é extrovertida, se sente confortável em um ambiente novo. Já meu filho é mais na dele, precisa de um tempo para se soltar. Ambos amaram esse livro, que nos apresenta o Maurício, um polvinho tímido que está começando em uma nova escola. Maurício se esconde nas ilustrações lindas da autora italiana Simona Ciraolo, que traz um fundo do mar que se assemelha muito ao cotidiano das crianças aqui na superfície. Com muito humor e doçura, o livro abre espaço para conversas interessantes sobre as nossas diferenças, personalidades e amizades. E nos mostra como os tímidos muitas vezes têm lados interessantíssimos que não conhecemos…

 

5. Monstro Rosa

Autor: Olga de Dios

Editora: Boitatá

A autora espanhola Olga de Dios é genial: seus personagens são sempre carismáticos, seus livros repletos de mensagens bacanas, todos sucesso absoluto em casa. Monstro Rosa é mais do que uma história sobre como as diferenças podem unir as pessoas, mas um verdadeiro grito de liberdade. Seu protagonista é um estranho no ninho: um ser que, antes mesmo de vir ao mundo, já era diferente dos outros. Ele nasce em um lugar onde tudo é branco, até mesmo seus irmãos, que se distinguem dele em muitos aspectos: Monstro Rosa é grande, peludo, desengonçado e colorido (como o próprio nome sugere). Cansado de se sentir deslocado, Monstro Rosa decide partir em busca de um lugar onde ele seja aceito do jeito que é. Nesse trajeto, ele faz amigos e descobertas que conduzem o leitor a uma reflexão sobre o que é mesmo ser feliz.

1 comentários

  1. Isa disse:

    Não conhecia nenhum desses livros, e já quero ler os 5 com a minha filha!
    Obrigada!

Deixe seu Comentário