Branding como ferramenta de relevância na marca

Cintia Lie

Cintia Lie

Lojas Incríveis
05/09/2022 - por Cintia Lie

Você já percebeu como os produtos cada vez mais estão credenciados com características personalizadas, chegando a parecer com pessoas? Seja pelo trabalho de identidade visual, estudo minucioso da paleta de cores, escolha de formas inusitadas ou busca por elementos inéditos, a constante energia empregada no desenvolvimento do produto está voltada na busca de uma genética melhorada para perpetuar a marca.

Quando temos um produto campeão, ele periodicamente é revisto e melhorado, mas mantém sua essência, afinal, é vencedor! Vimos isto acontecer nos modelos Fusca e Gol da Volkswagem, iPhones da Apple, Coca Cola, talco Granado entre outros.

Para o antropólogo Massimo Canevacci, os produtos possuem nome, sobrenome, nascem, vivem e morrem e possuem gerações. Possuem traços imagéticos e personalidades que o destacam perante outros concorrentes e chega a seduzir e emocionar. Tem poder de presença e fala, que contagiam ou geram repelência.

Estes fracos de perfumes da Dries Van Noten são elaborados por 10 perfumistas diferentes desenvolvidos com 85% de ingredientes de origem natural. Por este aspecto, é possível perceber o investimento da marca em criar perfumes diferentes de tudo que há no mercado. Por que escolheram este design? Para a marca, “os frascos de perfume refletem a dualidade dos aromas através de uma ousada mistura de materiais, padrões e texturas.”

Outro exemplo de caráter mais geracional são as embalagens de talco da Granado: veja como a marca manteve o design essencial do produto mas, durante os anos, passou por adequações de linguagem para acompanhar o Zeigeist — ou seja, o espírito do tempo — e se manter relevante.

Rever os conceitos é importante, pois é a forma da empresa periodicamente atualizar seu posicionamento, já que mudam os perfis dos consumidores e mudam as situações econômicas e sociais que influenciam no comportamento de consumo e percepção de valor.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário