Rotina de skincare, por Vânia Goy

08/12/2021 - por We Pick

Uma das questões que a pandemia do coronavírus nos forçou a olhar é a do cuidado – com a saúde e consigo mesmo. O autocuidado pode se apresentar de diversas maneiras: ler um bom livro, fazer uma receita caprichada, tirar um tempo para si e, por que não, o skincare? O termo, que tem bombado cada vez mais, deixou de ser apenas um “tira” e “põe” maquiagem. Para muitas, é um momento de prazer e carinho. Para outras, também é profissão.

O We Pick conversou com Vânia Goy (@vaniagoy), jornalista expert em beleza e bem-estar, para conhecer todos os detalhes da sua rotina de skincare. Vânia também é fundadora do Belezinha e, por lá, não só resenhas de produtos, mas também reflexões necessárias sobre como enxergamos a nós próprias. Abaixo, um pouco do nosso papo!

O que você faz logo ao acordar?

Olha, o que eu faço de verdade é raspar a língua e tomar um copo de água morna. Depois vou para o rosto! Sempre gosto de lavar com um sabonete leve, que não faça muita espuma, mas acho importante retirar não só a oleosidade que sinto pela manhã, como também resíduos dos cremes noturnos, especialmente se eles contém ácidos.

Tem algum skincare matinal que você não abre mão?

Tenho um top 5 que faço rapidinho: limpo, hidrato com um produto antioxidante, passo um creminho nos olhos e depois o filtro solar. A minha rotina de pele muda bastante, principalmente nas fases de testes mais intensas que acontecem quase que semanalmente.

Hoje tenho usado o Gel de Limpeza Sebium Actif, da Bioderma, o Tônico Facial Minimizador de Poros, da Biossance, o sérum Skin Active Antioxidant Defense, da NeoStrata, creme de olhos da linha de Rosas Negras, da Sisley, e filtro solar Oil Control FPS 60, da Eucerin. A maioria são lançamentos que estou testando para o prêmio do Belezinha!

E você usa maquiagem?

Olha, este período de reclusão social mudou bastante a minha relação com a maquiagem. Uso muito menos e passei a gostar de alguns traços do meu rosto sem maquiagem, coisa que eu não amava antes. Para mim, o essencial é usar uma base muito leve, que uniformiza a pele e dá uma força extra no controle dos meus melasmas porque cria mais uma barreira física contra os raios UV, e um blush cremoso, com acabamento luminoso.

Ando muito fã de duas versões lançadas este ano: o bastão com blush e iluminador Pink & Glimmer, de Mary Kay, e o blush Amora Secreto, da parceria entre a influenciadora Niina Secrets e Eudora.

Essa rotina é igual em todos os dias da semana? Incluindo feriados e fins de semana?

No fim de semana, com mais tempo, eu gosto de fazer uma esfoliação caprichada (estou apaixonada pelo esfoliante Osmoclean, da Esthederm) e capricho no Foreo. Uso tudo da marca: limpador, UFO com máscaras faciais até escova de dente!

E ao longo do dia? Você utiliza algum produto de skincare?

Sou péssima de retoque de qualquer coisa. Só vivo repassando o lipbalm, tenho dezenas em tudo quanto é canto e esse pode ser assunto para outra conversa, tamanha a quantidade de versões (risos)!

Quando o dia está muito quente e eu sinto que vou derreter aplico uma água facial. Meu forte são as fragrâncias e óleos essenciais ao longo do dia – mas nada para o rosto.

E à noite? A primeira coisa é utilizar um demaquilante?

Eu sempre fui muito ruim com demaquilante. Só lembrava que devia tirar a maquiagem com eles quando já estava debaixo do chuveiro. Aprendi a deixar os meus favoritos por lá para não esquecer: adoro as versões sólidas que viram uma emulsão em contato com a água, Clinique, Drunk Elephant e Sisley tem ótimas opções. Também adoro os óleos que viram e espuminha depois de molhados: o da Bioré é meu favorito!

Também rola um skincare noturno?

Sim. No geral, capricho mais à noite! Carrego uma nécessaire comigo e vou assistindo TV ou lendo um livro e fazendo cada passo. Tiro a maquiagem, lavo e tonifico o rosto, e alterno tratamentos mais potentes para rugas e textura.

Mas, antes de aplicar os produtos uso o sérum + Bear, da Foreo, um desses gadgets para massagear o rosto. São três minutos, coisa rápida, que controlo no celular mesmo. Depois ando alternando o Super Serum, da Natura, que é delicioso, cheiroso, potente e muito gentil, com a vitamina C + Retinol, da Bisyou, marca brasileira novinha no mercado. Nos olhos, tenho usado o Rénergie Eyes, novidade da Lancôme, que é super potente e com sensorial delicioso.

Perdoem a extravagância nos passos!  Não acredito que essa é a rotina ideal para todo mundo, ao contrário. E, claro, gosto sempre de lembrar que é muito parte do meu trabalho testar dezenas de produtos!

Comente esse post!

Deixe seu Comentário