Decor: Mix & Match!

Bárbara Jalles

Bárbara Jalles

Decoração
07/03/2018 - por Bárbara Jalles

Olá pessoal,
Como estão? Hoje vou conversar com vocês sobre uma nova tendência que está surgindo no mercado. Engloba o mundo da arte, do design, da arquitetura, e tem gerado algumas dúvidas sobre sua forma de utilização. Essa novidade é chamada de Mix and Match, isto é, a mistura de padrões, texturas, materiais, entre outros, criados em diferentes estilos e períodos que, juntos, oferecem um espaço personalizado.

Para entenderem melhor como essa tendência vem sendo aplicada, vou apresentar à vocês alguns projetos e destacar os elementos que configuram o Mix and Match.

Neste ambiente, podemos notar a presença de objetos clássicos e modernos, diversos materiais e inúmeras texturas. Dentre os destaques dos objetos modernos estão: a luminária prateada, o adesivo de parede, o design arrojado da mesa, os itens transparentes, a mesinha lateral (localizada ao lado direito do sofá), entre muitos outros, que aproximam o recinto da contemporaneidade. Em contraposição, os elementos clássicos como o quadro, o estofamento e o carrinho de bebidas, oferecem refinamento e aconchego, ao mesmo tempo que resgatam um significado pessoal na memória afetiva de cada indivíduo.

Acho legal destacar alguns elementos neutros que se adequam de forma harmônica na decoração, independente da época ou do estilo. É o caso dos arranjos florais, dos livros e dos jogos de cristal/louça. Além de oferecerem colorido e brilho à ambientação, auxiliam na quebra de contraste entre o clássico e o moderno.

Salvo que é muito interessante “brincar” com todos os elementos presentes no cômodo, e não apenas com os objetos. A materialidade é uma grande aliada no momento da composição. Neste projeto vemos a presença de diversos modelos de tecido, madeira, metal, mármore e muitos outros.

Agora vou mostrar pra vocês mais um projeto, no qual apliquei a técnica de Mix and Match.
Neste caso, optei pelo mix de materiais e estilos. As vigas, totalmente expostas e mantidas no concreto, nos remetem à arquitetura brutalista, enquanto a madeira nos faz pensar em um ambiente mais clássico e refinado. A conformidade dos dois materiais gerou um ambiente muito interessante. Mesmo na imagem onde a viga de concreto encosta diretamente na madeira, não ocorre uma aversão gritante, pois as demais combinações entre os cômodos auxiliam na aproximação da materialidade.

Acredito que o Mix and Match gera resultados incríveis, frutos da combinação e da experimentação. Não há uma regra ou um padrão que não possa ser modificado e testado, o que vale é a criatividade. Por fim, gostaria de deixar uma dica: o Mix and Match é um excelente amigo na hora de compor ambientes, principalmente para aqueles que estão buscando harmonizar objetos antigos, de valor sentimental, de gerações. Todo ambiente nos conta uma história.
Espero que vocês tenham gostado do tema de hoje.

Até a próxima!!!
Arq. Bárbara Jalles
Auxiliar de texto: Vitória Chedian Pimentel Zanutto.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário