Arquitetura Aquarelada: Kika Simonsen

05/12/2017 - por We Pick

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Voltei cheia de novidades e, hoje, vou apresentar um projeto comercial de uma cliente muito querida: a Loja Kika Simonsen. Para definir a estrutura projetual neste caso, adotei como partido as lindas aquarelas estampadas nos produtos da loja, desenhados pela própria Kika. Portanto, foi necessário encontrar uma forma de trabalhar os elementos arquitetônicos, fazendo com que os mesmos não camuflassem os produtos, e sim, enfatizassem suas características.
Para a fachada da loja, optei por utilizar tons neutros, como é o caso do revestimento cinza, que nos remete ao cimento queimado e, até mesmo, o preto básico do caixilho. A opção por tons neutralizantes tem como objetivo focar a atenção do cliente nos produtos apresentados na vitrine. Para evidenciar o nome da loja, também optei por uma cor clara que, no entanto, se destaca com a luminosidade saliente no entorno do logo.

No interior da loja, optei por manter o material protagonista da fachada, o cimento queimado, que se estende nas paredes internas, na escada (suporte do manequim localizado a direita da loja) e no balcão ao fundo. Outro tom que escolhi dar continuidade foi o preto, que além de estar presente na fachada, também deu um toque moderno às araras de exposição.

É muito importante que os elementos arquitetônicos presentes em um único ambiente não destoem tanto uns dos outros. Em alguns casos, como este projeto comercial que estou apresentando, onde é necessário dar ênfase ao produto amostra, a linguagem visual uniforme é indispensável.

Ao mesmo tempo, é interessante brincar com alguns objetos para alegrar o recinto. O painel de madeira e os bancos modernos contrastam com o restante da loja, quebrando com a monotonia de tons. O mesmo ocorre com os quadros, coloridos e alegres, que dialogam com as estampas das roupas. É legal ressaltar que, os quadros, por serem multicores e fortes, ganham mais valorização em um fundo neutro, como neste exemplo. Do contrário, o ambiente poderia ficar muito poluído e os quadros perderiam sua visibilidade.

Outro truque importante de ser destacado é o uso do espelho. Escolhi revestir quase toda a parede interna do lado direito da loja com espelho. O resultado é sempre muito positivo, gerando uma sensação de amplitude espacial.

Para os provadores, preferi uma palheta de cores mais clean. Para teto, piso e cortinas, escolhi mesclar tons de cinzas e, busquei incorporar alguns pequenos detalhes no branco e no amadeirado. O provador, embora não receba tanto destaque quanto outras partes de um empreendimento comercial, é uma área muito importante. É onde o cliente vai verificar se realmente se identifica com o produto, por isso, tudo deve ser projetado com muito cuidado. A iluminação pode ser uma grande aliada, quando bem escolhida e posicionada, favorece o ambiente dando mais destaque para roupa que está sendo provada.

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado do projeto e das dicas. Convido todos a conhecerem a loja, que está localizada no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Até a próxima!
Arq. Bárbara Jalles.

Auxiliar de texto: Vitória Chedian Pimentel Zanutto.

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