Em níveis ideais, a testosterona só traz benefícios à mulher

Esthela Oliveira

Esthela Oliveira

Nutrição
14/07/2015 - por Esthela Oliveira

O assunto testosterona é sempre muito polêmico e gerador de dúvidas. O assunto reposição de testosterona, então, nem se fala! Mas quer ver o queixo cair e os cabelos arrepiarem, é falar em reposição de testosterona na mulher! Sim, isso acontece porque, quando pensamos em testosterona em mulheres, nos vêm à mente aquelas super masculinizadas e musculosas, que fazem uso abusivo de esteroides anabolizantes.

Mas o que muitos não sabem, ou não entendem, é que a testosterona é um hormônio que todas nós, mulheres, produzimos e que ela é tão importante para nós quanto para os homens. O estresse, o sedentarismo, a menopausa, o uso de anticoncepcionais e a alimentação irregular são alguns dos fatores que levam à diminuição desse hormônio em mulheres, que podem apresentar, por exemplo, sintomas como fadiga, falta de libido, ganho de peso, depressão, entre outros.

A testosterona, quando está em níveis ideais, melhora a função cerebral, aumenta a proteção óssea, mantém a força muscular, a energia e a libido, inibe o acúmulo de gordura e promove a deposição de massa muscular magra. Porém, assim como a falta, o excesso também traz consequências e pode levar à acne, ao crescimento de pelos, à agressividade e à queda de cabelos.

Por isso, é sempre importante consultar um médico para uma boa avaliação clínica e laboratorial. Com certeza, ele vai saber avaliar seu caso e até mesmo, quem sabe, a sua necessidade ou não de fazer a reposição desse hormônio tão importante para nós, mulheres!

Comente esse post!

Deixe seu Comentário