Saúde bucal: o novo skincare da beleza

Direção criativa Marina Zaguini, fotografia Lorena Dini, direção de arte Giulia Barbero,
styling Juliana Bordin, beleza Laura da Laina

10/01/2020 - por We Pick

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo quando o assunto são procedimentos estéticos bucais, porém dentes com aparência natural voltaram a ser exaltados e valorizados ao redor do mundo. Natalia Lombardo, ortodontista, head de produto e cofundadora da SouSmile, startup especializada em alinhadores invisíveis e clareamento dentário, completa dizendo que “as pessoas estão buscando os aparelhos invisíveis nos dentes para manter a estética sem perder a sua identidade e autenticidade. Além disso, os valores são bem mais acessíveis”.

A busca pelo sorriso alinhado, porém natural, ganhou nos últimos tempos a mesma força do movimento de skincare. A rotina de cuidados com a pele, com a higiene bucal e com saúde do corpo trouxe para os consumidores uma nova reflexão: investir em tratamentos reais e que preservam a naturalidade é a alternativa mais eficaz para trazer o cuidado de dentro para fora.

Quando alguns minutos diários são dedicados a higiene bucal, a sensação de autocuidado, hálito fresco e felicidade são garantidas! Pensando nessa nova rotina, a SouSmile trouxe algumas dicas da Dra. Natalia Lombardo para manter o “smilecare” em dia. Confira:

1. Assim como o skincare, a higiene bucal também necessita de cuidados diários. Pensando nisso, além da escovação e uso do fio dental, quais outros cuidados são necessários?

Uma higiene bucal perfeita é feita somente com escova, pasta e fio dental.

Sobre usar fio ou fita dental, os dois têm a mesma eficácia quanto a limpeza, então vai depender da preferência de cada um. A escova também pode ser usada para limpar a língua, mas caso o paciente não queira usar ou não tenha se adaptado, o raspador pode ser uma ótima opção.

2. Quais as novas tecnologias para o mercado odontológico?

Os aparelhos invisíveis, sem dúvidas, vieram para ficar! A tecnologia já tem mais de 20 anos, mas agora está cada vez mais conhecida pelo público. Os resultados naturais e a rapidez do tratamento fazem com que a busca por esse tipo de aparelho tenha aumentado.

O aparelho invisível possui diversos benefícios, destacando-se por ser transparente, rápido e muito mais confortável do que as opções tradicionais. A tecnologia utilizada também impressiona a partir da avaliação! Realizamos um scan 3D do sorriso do paciente, que digitaliza e substitui o temido molde de gesso. Além disso, fazemos um raio-X panorâmico, fotos do sorriso e um diagnóstico. Ao longo do tratamento, os clientes levam para casa de 4 em 4 etapas de alinhadores e cada uma deve ser usada por duas semanas, com retornos a cada 2 meses para acompanhamento com a equipe de ortodontistas da marca.

3. Qual a sequência ideal para a higiene bucal?

O ideal é começarmos pelo fio dental e seguir com a escovação com pasta de dente e escova. Devemos estar atentos que todas as superfícies dos dentes foram escovadas (na frente, em cima e atrás). O ideal é fazermos movimentos com amplitudes pequenas, de dois em dois dentes. Vale lembrar que não precisamos de muita pasta. Uma quantidade parecida ao tamanho de uma ervilha está ótimo!

O fio vai remover a placa bacteriana entre os dentes, na maioria das vezes essa sujeira não sai no fio e acaba indo pra cavidade bucal, fazendo a escovação após o fio, conseguimos remover toda a placa que ali está.

4. Enxaguante bucal é necessário ou não?

Não é necessário, pois ele não faz remoção da placa bacteriana, ou seja, ele age diretamente na higiene. O enxaguante ajuda na sensação de frescor e do hálito.

5.Como escolher a pasta de dente correta?

O ideal é usarmos pasta de dente que não tenha tantos agentes abrasivos (as pastas que tem a função de clarear possuem esses agentes), pois os abrasivos deixam os dentes mais porosos. Na odontologia sempre recomendamos pasta de dente com flúor, inclusive para crianças. O que devemos ficar atentos é na quantidade de pasta utilizada.

6. Como escolher a escova de dente ideal?

Sempre recomendamos uma escova que tenha cabeça pequena e cerdas macias. As escovas de cabeça pequena nos ajudam a chegar melhor nos últimos dentes, já as cerdas macias evitam machucar a gengiva.

7. Entre um compromisso e outro não deu tempo de escovar os dentes, o que fazer?

Pode fazer um bochecho com água ou enxaguante bucal, pois reduz o mau hálito e pode tirar um resto de alimento que esteja entre os dentes.

8. Uma boca não saudável interfere em outros pontos do corpo?

A boca e os dentes estão ligados ao resto do corpo, por isso bactérias que colonizam primeiro a cavidade oral, podem sim se espalhar pelo organismo (bacteremia) e, em casos mais severos, atingirem outros órgãos como coração, ocasionando o que chamamos de endocardite bacteriana.

9. Quais sinais o corpo demonstra quando a saúde bucal não está em um bom momento?

Podemos começar a sentir mau hálito, dores e sangramento no tecido periodontal (gengiva). Aftas não tem a ver com a saúde bucal, mas com imunidade e alimentação.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário