À frente de marcas com uma imensa presença na moda nacional, Skazi e Tufi Duek, a estilista Paolinha Murta trabalha para criar designs inovadores que conversem com o seu público feminino.
Porém, isso parece ser um desafio para inúmeras marcas, uma vez que a moda nacional e internacional se atenta aos lançamentos europeus e norte-americanos para se inspirar. Como criar algo autêntico e com a essência brasileira? Para Paolinha, o segredo é o equilíbrio: “Após a absorção de toda uma pesquisa internacional, traduzimos estes fatores para o nosso DNA e nós possuímos bastante bossa, tanto na Skazi quanto na Tufi Duek. Trazemos isso para a nossa mulher sempre agregando não só informações de moda, que mesclam com o nosso momento, como também características das nossas identidades.”
As duas marcas lideradas por ela possuem um senso de irmandade, ainda que sigam estéticas e propósitos diferentes. Por isso, a estilista aponta que consegue enxergar nuances da personalidade de cada uma das celebridades e modelos com quem trabalha: “É comum apontarmos ‘Ela é muito Skazi’ ou ‘Ela é super Tufi’”.
Essa diferença na criação de cada marca cria relações próximas e genuínas com a nova geração presente nas redes sociais. Porém, na fundação da Skazi e da Tufi Duek, a internet era muito diferente da que conhecemos hoje e foi essencial se reinventar para seguir as novas tendências de comunicação digital.
“Nós evoluímos como marca, assim como o mercado de influenciadoras se desenvolveu, aprendemos juntos lado a lado com o passar dos anos. E quando assumi a Tufi Duek, todo o time já estava bem familiarizado com este modelo de trabalho, então foi tudo bastante orgânico.”
Paolinha também defende as conexões com as influencers e o poder que elas têm nas redes sociais. “Hoje temos parceria com inúmeras influenciadoras que trabalham conosco diariamente, são colaboradoras de fato e fazemos grandes apostas de divulgação com elas. Lógico que elas são apenas uma fatia do nosso amplo planejamento estratégico de marketing, mas são parceiras de fato que vestem a camisa.” Afinal, a influência de moda tende a crescer cada vez mais com a parceria de marcas e produtos que criam identificação real com o público.
Uma dessas formas de identificação é pela estética — uma das características mais fortes da Skazi e da Tufi Duek —, o que exige um grande trabalho de pesquisa da marca. Os materiais escolhidos em todas as coleções trazem muita brasilidade em texturas como plumas, franjas, recortes a laser e crochet.
“A escolha de matérias primas vem desde o momento que idealizamos o mix da coleção, contando com a cartela de cor, os recortes que apostaremos no lançamento e tudo nos leva as matérias primas, pois é bem aí que abrigamos a sofisticação presentes em ambas as marcas.”
Apesar da rotina corrida e atarefada, Paolinha também tem seus momentos de relaxamento e dá a dica: “Todo mundo precisa de uma pausa, se cuidar e de um hobby. Eu tenho alguns: treinar, ir ao cinema, dar uma fugidinha para Trancoso (que é o meu lugar favorito do mundo)”.