We Pick Conversa: Marcelo Quadros

30/05/2023 - por Lella Parma

Estilista há mais de 20 anos no segmento de moda festa e noiva, Marcelo Quadros é um dos grandes nomes da moda nacional. Suas peças são sinônimo de exclusividade e atenção aos detalhes para que cada cliente se sinta única.

Especialista nesse mercado, Marcelo percebeu o amadurecimento da área conforme o tempo passava e hoje vê uma evolução: “Ela deixou os grandes costureiros e passou para os estilistas, como eu. As roupas de festas foram tomando um tamanho maior dentro das minhas coleções devido à demanda. […] A roupa de festa, hoje, é bem democrática: existem marcas mais populares, marcas com difusão maior e as marcas mais exclusivas.“. O estilista também lembra que conceito de exclusividade, no entanto, continua sendo um dos grandes valores da label de luxo.

Reprodução: Divulgação

“A informação de moda atualmente é imediata, é um flash e é fugaz.”

 

Com a evolução da moda e, principalmente desse segmento, Marcelo enxergou uma oportunidade no Ready-to-Wear: a marca se reinventou e passou a criar coleções que pudessem entrar no cotidiano da cliente, mas sem perder a essência da moda festa. “O ready-to-wear é uma questão que fala sobre a difusão da marca. Nosso ready-to-wear é exclusivo também, temos alguns parceiros fidelizados e com seleção das lojas que podem nos representar da melhor maneira.”, diz Marcelo.

Mais de duas décadas de experiência trazem a naturalidade que Marcelo precisa para estar sempre atento a todas as mudanças do mundo, entre elas o boom das mídias sociais. “A mídia social veio para agregar na moda. A informação de moda atualmente é imediata, é um flash e é fugaz.” Por atender um público feminino extenso, que vai dos 15 aos 70 anos com os mais diversos biotipos que a mulher brasileira pode ter, a marca sabe enxergar seus valores clássicos dentro do digital: “Vejo as influenciadoras com um bom impacto na mídia, mas acredito naquelas que têm algum propósito, naquelas que têm mais a oferecer do que o ‘look do dia’”.

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Em maio deste ano, Marcelo Quadros se juntou com a Barreto Shoes para colaborarem em uma nova linha de sapatos intitulada “Florescer”. Dentro da moda, as collabs têm sido cada vez mais comuns entre marcas diferentes para criar itens inusitados e totalmente únicos.

Nesse caso, não poderia ser diferente. Marcelo e Tainah Barreto, diretora criativa da Barreto Shoes, uniram os universos da festa e dos sapatos por valores que sempre fizeram sentido para ambas as labels. “A união com a Tainah se deu por termos os mesmos adjetivos, já que queríamos as mesmas coisas: exclusividade, qualidade, atenção ao detalhe, uma mulher real, pensamento no conforto.” disse Marcelo.

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Mas essa união não é inédita. Em 2022, a primeira collab entre as marcas foi lançada e serviu de inspiração para o novo lançamento. “Nossa primeira coleção foi intitulada Laços, que foi literalmente o significado da palavra, o início de uma parceria, a qual deu muito certo. Assim, lançamos a florescer, uma relação já madura e que significou o florescer desta parceria.” complementou Tainah.

 

“A Florescer tem exclusividade, o empoderamento da mulher, a beleza, a feminilidade, a qualidade […] O significado dessa coleção, para nós, é que a semente foi plantada na coleção passada e essa flor desabrochou de forma exuberante e sofisticada.”

 

Quando perguntamos sobre histórias de backstage e processo criativo, Marcelo relembra os momentos de emoção ao fotografar os produtos finais. “É muito emocionante poder ver as coisas acontecerem, na última hora vir uma ideia de styling e você mudar um sapato, cabelo, acessório.” Especialmente para essa coleção, o estilista também desenvolveu acessórios de cabeça com flores para incrementar o styling das modelos, o que gerou boas memórias no set de fotografia. “Foi muito engraçado ter que abaixar as modelos muito altas para colocarmos o acessório na posição correta, já que ninguém da equipe tinha a mesma altura delas. O resultado final felizmente foi incrível e muito sofisticado.”

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As peças do ateliê de Marcelo Quadros estão disponíveis em lojas selecionadas ou no e-commerce da marca.

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