Tudo o que já sabemos sobre a Mondepars, etiqueta de Sasha Meneghel

27/05/2024 - por Izabella Toledo (@izabellatmelo)

Com estreia marcada para junho, a grife da jovem estilista promete apresentar um novo olhar sobre a moda nacional

No spotlight desde que nasceu (literalmente), Sasha Meneghel é uma das fashionistas brasileiras que mais amamos — não à toa, já que dedicou os últimos anos à moda e, os últimos dois, a uma marca própria: a Mondepars.

Foto: Vogue/reprodução

A primeira experiência profissional de Sasha no universo fashion foi com Lenny Niemeyer, estilista carioca referência em beachwear, com quem estagiou ainda na época do colégio.

Depois disso, a trajetória continuou em Nova York, na Parsons School of Design, onde a estilista se aprofundou nos estudos de materiais, matérias-primas, modelagem e mais.

Agora, de volta ao Brasil, Sasha se prepara para a estreia de sua grife com um desfile em 10 de junho. A proposta é trazer um olhar diferente para a moda brasileira, e, pelos poucos spoilers que deu, já é possível identificar a inovação.

Foto: @hugogloss/InstagramA maior parte da coleção não será voltada a um gênero específico. Além disso, criadas para serem versáteis, as peças podem ser adaptadas e usadas de diferentes maneiras — por exemplo, uma mesma calça pode ter o tamanho regulado para ser usada como cintura baixa ou alta.

Foto: Vogue/reprodução

O mood segue o estilo da diretora criativa: clássica e cool. Com foco nas alfaiatarias, a marca promete conquistar também os mais descolados, com uma leve pegada de streetwear.

Apesar do background em moda, as inspirações da fundadora da Mondepars vão além: Sasha busca referências também na arte, arquitetura e cerâmica.

Também, já podemos suspeitar de um forte discurso social e ambiental da marca. Isso porque, durante a faculdade, Sasha direcionou os estudos a “Systems & Society”, um ramo do curso que incentiva os alunos a engajarem de forma crítica com as questões sociais contemporâneas e a desenvolverem sistemas que impactam positivamente o mundo.

A preocupação com a coletividade, aliás, está no nome da etiqueta:

Monde (do francês, mundo) e Pars (do latim, fazer parte) formam uma palavra inventada, que simboliza a celebração de fazer parte do mundo e, ao mesmo tempo, a responsabilidade em moldá-lo.

De uma coisa sabemos: a chegada da Mondepars deve ser um marco para a moda nacional e, com a relevância de Sasha e todo seu conhecimento técnico, deve fortalecer toda a indústria, os fabricantes e criadores brasileiros.

Foto: Vogue/reprodução

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