Insetos e bebê na passarela: os destaques do primeiro dia de Alta-Costura

22/01/2024 - por Izabella Toledo (@izabellatmelo)

A temporada de Alta-Costura começou nessa segunda-feira (22) e contou com grandes presenças, como Zendaya, Rihanna e J-Lo

Fotos: Reprodução/Vogue Runway

Duas vezes ao ano, Paris se torna cenário para luxuosos desfiles, e as grifes que cumprem os requisitos para apresentarem suas coleções na temporada desembarcam na cidade com coleções que variam entre o sofisticado e o extravagante.

No primeiro dia de desfiles, Rahul Mishra transformou a passarela em um jardim, e Dior apresentou um luxo silencioso, mostrando que o “chic” está nos detalhes.

Schiaparelli

Fotos: Vogue Runway/Reprodução

No show de abertura da Semana de Alta-Costura, Daniel Roseberry combinou a cultura pop norte-americana com o rigor e o luxo parisienses. Ao mesmo tempo em que acrescenta elementos inéditos na passarela da maison, como resíduo eletrônico, a coleção resgata elementos já apresentados em outras temporadas: peças superestruturadas, ombros largos e silhuetas em formato de ampulheta.

Mesmo com uma paleta predominantemente neutra, Roseberry levou moda e entretenimento aos espectadores. Com uma trilha sonora cinematográfica, ficou claro ao público a referência à heroína de “Allien”, Ellen Ripley, quando a musa do designer, Maggie Maurer, desfilou com um bebê cibernético no colo. As peças usadas eram feitas com peças de “tecnologia pré-histórica”, como descreveu o diretor criativo — leia-se, da era pré-iPhone.

Em referência ao clássico “Alien”, Roseberry apresentou um conjunto utilitário e um bebê ciborgue. (Fotos: Reprodução internet)

A etiqueta apresentou, também, peças dignas de tapete vermelho, em timing perfeito com a temporada de premiações de Hollywood, que voltou após quase quatro meses de hiato, devido à greve do setor.

Na lista de convidados, estrelas como Zendaya, Jennifer Lopez, Da’Vine Joy Randolph e Hunter Schafer deram match com o astral hollywoodiano que dominou a apresentação.

Zendaya, Jennifer Lopez e Da’Vine Joy Randolph (Fotos: Jacopo Raule, Pierre Suu e Stephane Cardinale – Corbis/Getty Images. Reprodução: Vogue)

Dior

Fotos: Vogue Runway/Reprodução

Logo no início do dia, Rihanna chamou a atenção na entrada do Museu Rodin, enquanto os outros convidados se acomodavam no espaço do jardim, onde a artista Isabella Ducrot criou a instalação que serviu como palco para a nova coleção de alta-costura de Maria Grazia Chiuri. O tema central foi a aura e a singularidade, conceitos que dependem da experiência de vida de cada um; relacionam-se ao interior.

Embora aparentemente simples, a maison apostou em tecidos sofisticados, como o moiré de seda, que traz textura ondulada às peças, e apresentou bordados luxuosos e silhuetas bem construídas — uma delas, inclusive, reinterpretou o clássico La Cigale, modelo apresentado pelo próprio Christian Dior, em 1952.

Em uma perfeita combinação entre técnica e material, a Dior de Chiuri desafia a cultura de reprodutibilidade, em tempos em que tudo é facilmente (e rapidamente) copiado.

Rahul Mishra

Fotos: Vogue Runway/Reprodução

Na primavera de Rahul Mishra, as estrelas do jardim não são as flores, mas os insetos. Desconstruindo a noção de medo e as emoções negativas sobre essas criaturas, o designer convida o espectador a sair da zona de conforto, como ele mesmo se forçou a fazer, encarando a beleza e a vivacidade dessa fauna.

Borboletas, libélulas, besouros e até lagartixas protagonizaram os looks que, com bordados supertrabalhados, brilho e cores chamativas, quebraram o clima sóbrio do inverno de Paris.

Giambattista Valli

Fotos: Vogue Runway/Reprodução

Atendendo às expectativas de quem já conhece (e ama) a alta-costura da etiqueta, a temporada de primavera 2024 resgatou os elementos clássicos da casa: volumes bufantes, caudas, flores e o cor-de-rosa pastel.

Para quem veste a marca, mais é mais, e, nisso, Valli não deixa a desejar.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário