6 mulheres que revolucionaram o design de moda

10/03/2023 - por We Pick

A moda possui muitos papéis no mundo em que a gente vive, isso sempre foi uma certeza! Ela molda comportamentos, dita tendências e reflete os ideais da nossa sociedade.

Mas a moda que conhecemos hoje só existe porque muitas mulheres ajudaram a criá-la e, nesse mês da mulher, reunimos personalidades que revolucionaram conceitos sociais e ambientais com suas criações!

 

Elsa Schiaparelli

A designer italiana foi uma pioneira no surrealismo dentro da moda ao criar designs provocativos que desafiavam o conceito de beleza. Suas peças mais famosas eram criadas com técnicas que saiam do óbvio, como o vestido de lagosta, o chapéu de sapato e as aplicações de partes do corpo humano que são criadas até hoje pela grife. O rosa-choque também foi muito popularizado em suas roupas.

 

Zuzu Angel

A estilista brasileira ditou o rumo do design nacional e se tornou a prova de como a moda pode ser política! Além de seus característicos anjinhos, Zuzu sempre incorporou elementos brasileiros nas peças e levou o Brasil para o exterior: ela já vestiu nomes como Liza Minelli e, em 1971, ela apresentou seu desfile-protesto em Nova York.

 

Coco Chanel

Gabrielle Coco Chanel é conhecida até hoje por seus tailleurs e conjuntos de tweed, mas seu legado na moda vai além disso. Seus vestidos de modelagem reta desafiavam a feminilidade que era imposta e suas calças trouxeram liberdade e glamour para o closet das mulheres na década de 1950.

 

Rei Kawakubo

Um dos maiores ícones do movimento japonista, Rei é a designer por trás da Comme des Garçons, que popularizou uma estética streetstyle completamente desconstruída e fora dos padrões. O legado da estilista japonesa – que se construiu também em cima de roupas com apelo político, que questionam as normas de vestimenta e de gênero – é tão grande para a moda que chegou a ser tema do MET Gala de 2017.

 

Stella McCartney

Conhecida por seu forte viés sustentável, Stella revolucionou o design ao provar que existe glamour com consciência ambiental. Ela utiliza tecidos recicláveis, aplica técnicas de upcycling, firmou parcerias com plataformas de segunda mão e cria campanhas que unem a natureza ao homem. Em 2023, Stella recebeu o título de Dama do Império Britânico por seus feitos.

 

Rihanna

A Savage x Fenty, linha de lingeries criadas pela cantora, foi lançada em X e transformou o mercado do loungewear ao possuir designs que contemplam os mais diversos biotipos com qualidade de materiais e muita informação de moda. A quebra de padrões dentro da marca também se estendeu para as linhas masculina e fitness.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário