Influência digital: o menos pode ser mais

08/08/2022 - por Lelê Saddi

Responda rápido.
Quem faz mais sucesso como influencer digital: quem tem 4 mil ou 100 mil seguidores?

A resposta pode até parecer óbvia no primeiro momento, já que pensamos que quem tem mais seguidores consegue influenciar mais pessoas, e, portanto, é mais bem sucedido. Mas, na prática, esse raciocínio pode não se confirmar. Isso porque, nos últimos tempos, estamos vendo surgir uma nova métrica para a influência digital, a da credibilidade.

Se no início da profissão de digital influencer, ou criador de conteúdo, o número de seguidores era a métrica mais valiosa e determinante para as suas contratações, hoje as marcas estão preocupadas com a capacidade que esses profissionais têm de construir uma audiência fiel, qualificada e engajada, que, de fato, confie em suas opiniões. 

Essa mudança de comportamento trouxe luz a uma discussão muito importante sobre o que é ser um influenciador na atualidade. A cada dia que passa, percebo que a verdadeira influência não se constrói com número de seguidores, e sim com uma marca pessoal potente, fruto de posicionamento, voz e conteúdo proprietários. Influenciador não é sinônimo de fama ou celebridade, mas é alguém que possui algum conhecimento ou expertise percebidos e respeitados pela sua comunidade. É por essa imagem de autoridade, capaz de gerar impactos diretos no seu público, que digo que um perfil de 4 mil seguidores pode obter mais sucesso que o de 100 mil.

Uma pesquisa recente da PYMNTS veio confirmar o que falei acima. De acordo com a empresa focada em relatórios sobre economia conectada, 72% dos consumidores não ligam para quantos seguidores tem o influencer. A pesquisa vai além e traz outras duas importantes conclusões: primeiro, que os microinfluenciadores, principalmente os de nichos específicos, são uma tendência muito forte no segmento. Segundo, que é preciso estar todos os dias online para conquistar e cativar a audiência, construindo, assim, a tão sonhada credibilidade. 

Comente esse post!

Deixe seu Comentário