10 lugares que você precisa conhecer em São Paulo

27/11/2021 - por We Pick

A capital paulista pode ser reconhecida por diversos aspectos: agito, gastronomia, vida noturna, grandes centros comerciais e inúmeros shoppings. Mas, a verdade é que São Paulo tem muito, muito mesmo, a oferecer. São parques, museus, cartões postais… E o melhor, diversos passeios incríveis gratuitos. Que tal reconhecer a metrópole após esses meses de isolamento?

Parque do Ibirapuera

Este é com certeza um dos cartões postais mais famosos da cidade. Em 2017, o Parque Ibirapuera foi elencado como o mais visitado da América Latina, além de ser um dos locais mais fotografados do mundo. Extenso, com uma área de 158 hectares, ele está localizado entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, República do Líbano e IV Centenário e é tombado como patrimônio histórico de São Paulo.

Com construções históricas, o parque comporta pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras obras concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.Há diversas atividades, desde passeios culturais e educativos como caminhadas monitoradas, exposições e monumentos históricos além dos jardins.

Em 2015, inclusive, foi destaque do jornal britânico The Guardian, como um dos “melhores parques do planeta” junto a parques como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Güell de Barcelona.

Fundação Oscar Americano

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano está localizada na antiga residência de um casal que cedeu o espaço para a cidade de São Paulo como um lugar de lazer e cultura devido à presença de uma extensa flora e de uma vasta diversidade de obras sobre a história do Brasil. O local fica no bairro do Morumbi, zona oeste da capital, especificamente em frente ao Palácio dos Bandeirantes. O museu que está na antiga casa apresenta com um acervo deslumbrante de pinturas, tapeçarias, prataria e móveis.

Livraria Cultura do Conjunto Nacional

A Livraria Cultura localizada no Conjunto Nacional é a maior livraria em atividade do país. E sua galeria foi a primeira loja da franquia a ser lançada. O espaço é acolhedor e uma visita obrigatória para os amantes da literatura. Além de uma extensa e diversa curadoria de livros, o endereço conta com inúmeros espaços para leitura. Frequentemente também acontecem sessões de autógrafo dos lançamentos mais importantes do país.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um dos principais pontos de São Paulo e talvez a primeira imagem a aparecer na cabeça de muitos brasileiros e estrangeiros ao pensar na capital paulista. O local é um dos mais importantes para a história da cidade e, hoje, é considerado símbolo de modernidade. A arquitetura presente nos edifícios e casarões tombados é um passeio à parte entre as lojas e cafés da região.

Pinacoteca, Masp e Mube

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX passando pela contemporaneidade e produzindo um diálogo com as culturas do mundo. Além disso, conta com um acervo incrível de trabalhos de Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, entre outros.

Já o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, é um centro cultural inaugurado em 1947 e idealizado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand com o crítico de arte italiano Pietro Bardi. Também localizado na Avenida Paulista, o endereço é considerado uma das instituições culturais mais importantes do Brasil. Aliás, muito famosos também pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares.

O Mube, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, está presente no bairro Jardim Europa e foi inaugurado em maio de 1995, com o objetivo de divulgar a arte, priorizando esculturas e os suportes tridimensionais. Seu edifício-sede por si só já é considerado uma das obras mais conhecidas do arquiteto Paulo Mendes da Rocha – uma construção semi-subterrânea integrada a um jardim projetado por Burle Marx.

Shopping Cidade Jardim

Sim, São Paulo é muito lembrada pelos shoppings! Então, obviamente, não existe a possibilidade de deixar uma indicação de fora. Só que o Cidade Jardim é muito mais do que um shopping, é um centro de compras inspirado nas ruas mais elegantes do mundo. As lojas ficam todas de frente para modernos jardins, criando um clima totalmente único a metrópole.

O endereço reúne as grifes mais prestigiadas do planeta como Dior, Hermès, Prada, Louis Vuitton e Gucci – algumas exclusivas no Brasil. Os restaurantes também são estrelados, como Makoto, Kosushi, Adega Santiago, Parigi, a padaria belga Le Pain Quotidien, as docerias Pati Piva e Chocolat du Jour, além do Food Hall.

Sala São Paulo e Teatro Municipal

A Sala São Paulo faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes, uma histórica estação ferroviária, no centro da cidade de São Paulo. Com capacidade para 1.498 espectadores e 22 camarotes, o local é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp. Inclusive, é comparada a muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa mundialmente conhecidas, como a Symphony Hall de Boston, a Musikverein de Viena e a Concertgebouw em Amsterdã.

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros brasileiros e um dos pontos mais conhecidos da cidade de São Paulo, seu estilo arquitetônico foi inspirado na Ópera de Paris e foi tombado pelo Condephaat. Além da arquitetura, o teatro também possui destaque histórico, sendo palco da Semana de Arte Moderna, o marco inicial do Modernismo no país.

Casa de Vidro da Lina Bo Bardi

Hoje, a residência abriga o Instituto Lina Bo e P.M Bardi, e é aberta para visitas agendadas. A iluminação durante o dia é inteiramente natural e, durante a noite, são acesas luzes no piso azul e de luminárias nas paredes desenhadas pela própria artista. A Casa de Vidro foi construída na década de 1950.

Beco do Batman

Este provavelmente você já ouviu falar ou até mesmo visitou. Afinal, além de ser muito famoso e totalmente instagramável. Diariamente, recebendo visitas do país inteiro. Se a curiosidade principal é sobre sua história, falam que, nos anos de 1980, um desenho do Batman apareceu misteriosamente em uma das paredes do beco. Foi aí que surgiu o apelido de Beco do Batman, como é conhecido até hoje, e, ao longo dos anos, se tornou essa referência na arte urbana com inúmeros grafites cobrindo todas as paredes do local.

Catedral da Sé

Praça da Sé

Pode se preparar para perder o fôlego! A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé fica localizada na Praça da Sé. O endereço histórico é considerado como o quarto maior templo neogótico do mundo e é a mais alta igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. E apesar do estilo predominante, sua cúpula é inspirada em estruturas renascentistas como a Catedral de Florença.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário