A estratégia é uma forma de compensar as quedas no setor de luxo
Não é novidade que o mercado de luxo investe na beleza como um dos primeiros pontos de contato com o consumidor.
Grandes etiquetas, como Dior, Chanel e Saint Laurent, já incluíram no portfólio há tempo cosméticos e acessórios de beleza, oferecendo itens com ticket médio mais acessível do que bolsas, roupas e calçados — uma estratégia eficiente para expandir o alcance e, é claro, os lucros.
Agora, quem entra na jogada é a Louis Vuitton. Para desenvolver sua primeira linha deste tipo, a maison francesa convidou ninguém menos do que a beauty artist britânica Pat McGrath para liderar a direção criativa do novo setor.
A iniciativa busca reacender o interesse dos consumidores mais jovens e atrair quem deseja fazer parte do universo da marca sem precisar desembolsar R$ 12.000 em uma de suas bolsas icônicas.
Referência absoluta no mercado, Pat McGrath comanda sua própria marca, a Pat McGrath Labs, desde 2015. Seu trabalho ganhou ainda mais notoriedade recentemente, após a colaboração no desfile de alta-costura da Maison Margiela, onde reproduziu nas modelos um visual de bonecas de porcelana e viralizou na internet.
McGrath também tem um longo histórico com a Louis Vuitton, assinando a beleza dos desfiles da grife há mais de duas décadas.
“O universo da beleza é muito mais do que apenas os produtos, e o que estamos criando desbloqueará um novo nível em beleza de luxo”, afirmou a maquiadora.
Batizada de La Beauté Louis Vuitton, a linha chega no segundo semestre deste ano com 55 batons, 10 protetores labiais e 8 sombras. A coleção estará disponível em mais de 100 lojas da marca ao redor do mundo — e, é claro, torcemos para que chegue ao Brasil também.
Ao que tudo indica, podemos esperar que a maison vá além dos cosméticos, desenvolvendo cases de couro exclusivos para a linha — uma evolução dos baús pelos quais a Louis Vuitton é conhecida.