7 dicas para emagrecer até o verão

Maria Canedo

Maria Canedo

Gastronomia
20/12/2018 - por Maria Canedo

O verão está chegando e o desejo de exibir um corpo saudável e bonito está cada vez mais próximo. Manter uma reeducação alimentar durante o ano todo garante resultados duradouros, além de saúde e bem-estar para o seu corpo. Porém, uma alimentação mais restritiva em um curto período pode ser o novo estímulo que seu corpo precisa para perder aqueles quilinhos indesejáveis na balança. A proposta é auxiliar na perda de peso para o verão.
Com foco e dedicação, dá tempo suficiente para conseguir ótimos resultados.

DIMINUA A INGESTÃO DE CARBOIDRATOS
De uma maneira simples, o carboidrato se transforma em açúcar no nosso corpo. O açúcar provoca um pico de glicemia no sangue liberando grande quantidade de insulina. A insulina em excesso causa acúmulo de gordura e redução da glicose no sangue. Baixos níveis de açúcar no corpo geram fome, desejo por doces, falta de energia e indisposição; fazendo com que você coma mais, em pouco tempo e sem necessidade. Assim, capriche na ingestão de carboidratos de baixo índice glicêmico e consuma sempre aliados a uma fonte de proteína e lipídios (gordura boa).

CONSUMA PROTEÍNAS E LIPÍDIOS DE ORIGEM VEGETAL
As proteínas e lipídios de origem vegetal (gordura boa) são alimentos que proporcionam grande saciedade ao organismo e retardam significamente o aparecimento da sensação de fome. Nesse curto período até o verão prefira consumir opções magras, como: ovos, peixe, frango, patinho moído, queijo cottage, ricota, abacate, coco, castanhas, nozes e amêndoas.

COMA DE 3 EM 3 HORAS
Estamos cansadas de escutar que devemos comer de 3 em 3 horas, mas ainda conheço pessoas que não conseguem manter um planejamento alimentar e deixam de consumir os lanchinhos intermediários. Importante sabermos que o lanche da manhã e o lanche da tarde mantém o metabolismo acelerado e nos permite controlar a quantidade de alimentos a serem ingeridos na próxima refeição (almoço e jantar), desde que esses lanches sejam pequenos e compostos por proteínas e gorduras boas. Evite o consumo de carboidratos nessa hora, mesmo os integrais. Estão proibidos barrinhas de cereais, frutas hipercalóricas, biscoitos, sucos, refrigerantes, tapioca, pães, bolos e etc.

BEBA MUITA ÁGUA
Beber água regularmente mantém a sensação de saciedade por longos períodos, garantindo o controle do apetite; além de auxiliar na retenção de líquidos, manter o corpo hidratado e desintoxicar o organismo.

BEBA CHÁ TERMOGÊNICO
O chá termogênico tem poder de acelerar o metabolismo e a queima de gordura, além de inúmeros benefícios gerados pelo ingrediente de sua escolha. O hibisco, por exemplo, tem ação diurética e antioxidante, combinado com canela e gengibre diminui a vontade de doces e acelera a queima de gordura. Consuma de 1 a 2 xícaras de chá por dia, pode ser quente ou gelado.

FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
A prática de exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para saúde além de acelerar o processo de emagrecimento. A sensação de bem-estar provocada pela liberação de endorfina controlam a ansiedade e reduz o estresse; e a queima de gordura é potencializada com o aumento dos músculos. Por isso, combine exercícios aeróbicos com treinos de musculação, mantendo uma rotina de 3 a 4 dias de exercícios por semana.

CONTROLE O ESTRESSE
Um grande inimigo da boa forma e bem-estar é o cortisol (hormônio do estresse). O cortisol elevado gera acúmulo de gordura, perda de massa muscular, privação do sono e outros. Controlar o nível do cortisol é um fator muito importante no processo de emagrecimento. Assim, certifique-se de manter uma alimentação regular e adequada, pois diminuir drasticamente a ingestão de alimentos pode acarretar no aumento do cortisol. Pratique exercícios físicos por períodos determinados, pois corridas muito longas e intensas sem preparo físico podem elevar o cortisol. Mantenha uma vida social ativa, sorria e tenha ao seu lado pessoas que te fazem rir. Literalmente, desestresse!

Comente esse post!

Deixe seu Comentário