Já sabemos dos benefícios que o café pode trazer para a nossa saúde, mas também sabemos que as pessoas estão ficando cada vez mais dependentes do café. E nenhum tipo de dependência ou vício faz bem. Nada em excesso é legal. Cafeína demais pode dar insônia, aumentar a ansiedade, te deixar irritada, causar dores de estômago e até desidratação.
Se você sente que está abusando do seu “cafézinho” ou apenas não gosta do jeito que a cafeína te faz sentir, é hora de começar a se controlar e a quebrar esses hábitos! Alguma dicas para te ajudar na hora de cortar esse vício:
1. Escreva por que você quer parar: procure escrever o que sente quando toma café e porque você quer abandonar o vício. Esse é o primeiro passo para entender a si mesma e lembrá-la todos os dias sobre sua nova meta.
2. Invista no chá verde: além de conter pequena quantidade de cafeína, o chá verde traz uma série de benefícios à saúde. Tomá-lo logo pela manhã pode substituir o efeito do café.
3. Beba muita água: uma ótima maneira de elevar seu nível de energia, principalmente pela manhã. Isso também te ajudará com a desidratação causada pelo café e outras bebidas que contem cafeína, um diurético poderoso.
4. Mexa-se: cortando o café, você perderá um pouco de energia. E como lidar com isso? Faça exercício! Tente pelo menos começar o dia com uma caminhada.
5. Procure alguém: As coisas não se tornam sempre mais fáceis quando temos alguém nos acompanhando e apoiando? Por isso, busque alguém que entre nessa junto com você! Juntos, vocês poderão se policiar e se apoiar.
Há muita contradição no total de cafeínas presentes no café. Cafés arábicas tem em média apenas 1/4 da cafeína do café robusta (conilon). O café robusta (mais barato) é aquele adicionado pelas torrefações (blend) ao arábica para diminuir o custo de produção como acontece com os cafés tradicionais ou comerciais. Tenho certeza que uma xícara de café gourmet (100% arábica) contém menos cafeína do que 100 ml de refrigerante cola ou de chá preto.