“Sempre quis usar óculos”, conta Chantal Goldfinger

08/10/2015 - por We Pick

Usar óculos de grau durante a infância pode render apelidos desagradáveis, como o clássico “quatro olhos”, mas, já há algum tempo, o acessório se tornou um item de moda e passou a compor looks dos mais variados estilos. Chantal Goldfinger é desta opinião e levou a relação com os óculos a outro patamar. “Até os 13 anos minha visão era perfeita, então me restavam os óculos de sol. Assim que desenvolvi uma mini miopia, o oftalmo me prescreveu óculos e eu dei pulos de alegria”, contou a produtora cultural.

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Para promover a paixão pelos óculos, Chantal decidiu, então, criar um portal, o By the Eyewear, totalmente dedicado ao assunto. “Eu quero que as pessoas parem de associar óculos a uma coisa negativa e passem a admirar o acessório como um objeto de design e uma peça que pode e deve trabalhar a seu favor”, revelou. E em entrevista exclusiva ao We Pick, ela contou como nasceu a paixão pelos óculos e detalhes sobre a nova empreitada!

WePick – Como nasceu a paixão pelos óculos?
Chantal Goldfinger – Eu sempre quis usar óculos. Ao contrário dos meus amigos, eu morria de inveja dos coleguinhas que usavam óculos. Quando eu era pequena os modelos eram limitados, então eram vermelhos redondos ou com florzinhas. Eu achava aquilo lindo e divertido. Era um acessório ao qual eu não tinha cesso, e isto os tornava diferentes de mim. Até os 13 anos minha visão era perfeita, então me restavam os óculos de sol. Assim que desenvolvi uma mini miopia, o oftalmo me prescreveu óculos e eu dei pulos de alegria! Comprar aquele primeiro par azulão foi mágico. Eu cuidava dos meus óculos como uma verdadeira joia, e achava super divertido ver a reação dos meus colegas ao entrar na sala de aula com aquele par bem avant garde para a época. Os óculos sempre me chamaram a atenção por ser um diferencial tremendo, uma maneira óbvia e linda de se destacar dos demais.

WP – Você acha que os óculos são os acessórios mais poderosos de um look? Por quê?
CG – Eu tenho certeza que os óculos são o acessório mais importante de todos. Eles são sem dúvida o acessório mais marcante porque estão no seu rosto, direcionando o olhar de todos para os seus olhos. Não há como esconder. Ao contrário da bolsa, que às vezes deixamos na cadeira ou escondida, não fazemos o mesmo com os óculos, por isto, o poder e a força deste acessório. Além disso, cada modelo muda completamente o rosto, a áurea e o look do usuário. Não podemos dizer o mesmo de uma bolsa ou de um sapato.

WP – Quantos pares de grau e de sol você tem?
CG – Eu tenho uma coleção de uns 200 óculos, todos os meus modelos, sejam solares ou não, têm lentes de grau.

WP –  O que torna um par de óculos perfeito?
O par perfeito é aquele que veste a sua personalidade, é aquela armação que te deixa mais confiante, mais poderosa e mais bonita. Os óculos não são aparelho fixo, são uma ferramenta para enaltecer o que você tem de melhor, e quando conseguimos encontrar este equilíbrio, naturalmente a peça vai cair como uma luva, e você vai vestir os óculos, e não o contrário.

WP – Como surgiu a ideia de criar um site dedicado a essa paixão?
CG – O caminho foi natural, dado que sou obcecada por óculos, penso e falo sobre isto sempre que tenho a oportunidade. As pessoas começaram a me associar à menina dos 1001 óculos (ainda não cheguei neste número), e passaram a me pedir dicas e conselhos, daí montar um site foi absolutamente orgânico, além de uma maneira de buscar outros pontos de vista, cavar novas histórias, conhecer mais colecionadores e juntar pessoas que, como eu, têm uma paixão ou curiosidade pelo tema.

WP – O que você espera desse novo projeto?
CG – Eu quero que as pessoas parem de associar óculos a uma coisa negativa e passem a admirar o acessório como um objeto de design e uma peça que pode e deve trabalhar a seu favor. Adoraria conseguir levar esta minha paixão pelos óculos e minha convicção de que eles devem vestir sua personalidade, e não seu tipo físico, às pessoas, para que, na hora de comprar óculos, o consumidor não se sinta acuado ou ‘estranho’ com uma armação no rosto. O site fala sobre olhar, comportamento e óculos como um todo, e tudo isto está interligado. É uma busca contínua e coletiva por histórias de pessoas que colecionam, marcas independentes que trabalham storytelling no design, pessoas que amam óculos e o universo maravilhoso das crianças. Tudo literalmente enquadrado pelas armações mais divertidas e autênticas que existem.

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