A exibição ocorre de 24 de janeiro a 21 de julho de 2025
Durante a Semana de Moda de Paris, não são só as passarelas que conquistam a atenção dos apaixonados pelo assunto.
Em um dos pontos turísticos mais visitados de Paris, a coleção “Louvre Couture” está em exibição até o dia 21 de julho — a primeira dedicada à moda nos 231 anos de história do museu.
A exposição inédita reúne criações de alguns dos maiores nomes da indústria e exibe-as ao lado de artefatos históricos — por exemplo, um vestido metálico criado por Demna, na Balenciaga, está disposto ao lado de uma armadura medieval.
“Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas, pessoas diferentes e pessoas mais jovens se sintam felizes, livres e relaxadas quando vêm aqui. Dizemos a elas: ‘ok, você ama moda, a moda é uma ponte até nós’”, diz Olivier Gabet, diretor do departamento de artes decorativas do museu.
O acervo conta com peças emprestadas por 45 etiquetas e designers — como Balenciaga, Iris van Herpen, Loewe, Alexander McQueen e mais —, datadas entre os anos 1960 e 2025.
O espaço dedicado à exibição é grande, são quase 9 mil metros quadrados de seu Departamento de Artes Decorativas, e os itens exibidos revelam a conexão entre moda e arte ao longo da história, do período bizantino ao Segundo Império.
“Os museus e a moda têm dançado juntos há décadas. Agora, há uma verdadeira reaproximação.”
Pamela Golbin, ex-curadora-chefe de moda e têxteis do Musée des Arts Décoratifs.