No segundo dia da London Fashion Week, JW Anderson demonstra o porquê de ter um dos desfiles mais aguardados da semana de moda: com sua essência vanguardista, agora explorada com elementos do universo marítimo e litorâneo, o designer britânico exibe silhuetas com elementos cômicos, que são característicos dele, como a aplicação de botões de teclado, cabides e tricots invertidos.
Nessa coleção Spring 2023, Anderson define perfeitamente o closet da consumidora da marca, que explora looks refinados e elegantes, mas não abre mão do conforto. Na coleção como um todo, temos o estilo street high-low bem presente em vários dos looks: dos camisetões e calças largas aos vestidos longos e brilhantes, as peças apresentam versatilidade e diversão.
Mas nem tudo é apenas brincadeira: fazendo jus ao tema marítimo, o designer abre espaço para uma interpretação crítica a respeito do meio ambiente. Uma camiseta com a Terra estampada, um vestido similar à um saquinho de lixo com um peixe e um tricot que remete à uma rede de pesca: tudo nos leva a refletir sobre preservação da vida marinha.
Finalizando o desfile prestando luto à Rainha Elizabeth, JW Anderson relembra a essência despojada da marca por meio do contraste na materialidade das peças — unindo o fluído e a rigidez em uma única linha — e no teor conceitual do desfile — na harmonia dos componentes “praianos” numa atmosfera digital de videogames.