O guia básico da calça jeans: você sabe identificar cada modelo?

13/02/2025 - por We Pick

Conheça cinco modelos de calça jeans em alta em 2025

Clássica e versátil, a calça jeans está presente em praticamente todos os guarda-roupas. Com uma enorme cartela de modelos, a peça pode transformar o look, a depender do caimento, silhueta ou lavagem.

Para quem tem dúvidas em qual shape apostar, é bem-vinda a ajuda de Damylla Damiani, consultora de estilo da Damyller — marca 100% nacional e referência em jeans sustentável. Confira, abaixo, como diferenciar os diferentes cortes e, melhor ainda, como usar cada um deles:

Wide Leg

(Foto: reprodução/@damyller)

O modelo queridinho de todas as idades e gostos é o “wide leg”! Feita, geralmente, em tecidos mais encorpados, como o denim 100% algodão ou misturas com elastano, essa calça tem estrutura firme, garantindo um caimento alinhado e sofisticado. Com o corte levemente amplo e cintura confortável, as produções ganham leveza e movimento. A peça também é uma escolha versátil, já que transita bem entre ambientes casuais, corporativos e mais elegantes. Outra grande vantagem é o equilíbrio da silhueta, ainda mais com camisas e blusas que seguem a linha de amplitude da barra. Outra dica é usá-la em um look “all-jeans”, unindo uma “wide leg” e uma jaqueta também em denim!

Mom

(Foto: reprodução/@damyller)

Para quem ama uma estética vintage, as “mom jeans” são ideais! Feitas, na maioria das vezes, de denim mais estruturado e sem elastano, elas têm cintura alta e modelagem reta, proporcionando um visual autêntico dos anos 90. Essa modelagem adorada por personagens icônicos da época, como Rachel Green, de “Friends”, é conhecida por realçar o quadril e alongar a silhueta. Uma escolha perfeita para quem busca um look despojado e, ao mesmo tempo, elegante. Para equilibrar a proposta retrô, combine com camisetas cropped ou uma camisa branca, finalizando com um scarpin para um toque sofisticado.

Pantalona

(Foto: reprodução/@damyller)

Algumas pessoas confundem as pantalonas com as “wide legs”, devido ao formato semelhante das peças. As calças pantalonas também apresentam corte reto, porém, recebem uma amplitude levemente maior nas barras. Geralmente, confeccionada em tecidos leves, como misturas de algodão com liocel, ela proporciona um caimento esvoaçante, dando movimento ao look. Essa modelagem cria um efeito de ampulheta na silhueta, principalmente, quando usada com uma camiseta justa. Para uma estética moderna, aposte nesse modelo com uma white t-shirt e um coque sleek bun.

Barrel

(Foto: reprodução/@damyller)

Originalidade é a palavra que descreve esta calça. O jeans barrel tem efeito arredondado pela modelagem ampla nas coxas e afunilada nos tornozelos. O resultado é: uma silhueta totalmente inovadora e única, compondo looks superestilosos. Para manter sua estrutura, esse modelo costuma ser confeccionado em denim 100% algodão ou tecidos mais encorpados. Por ter esse aspecto diferente, ela é indicada para quem gosta de brincar com proporções. Para ousar ainda mais, aposte na combinação com blusas de tecidos acetinados ou brilhantes, contrastando texturas e criando uma composição fashion-forward.

Carrot

(Foto: reprodução/@damyller)

Cintura superalta e conforto? Temos! As calças carrot são um destaque quando o assunto é uma produção effortless chic. O caimento soltinho faz com que o movimento seja fluido, enquanto a high waist modela o tronco. Esse modelo, geralmente, é confeccionado em denim com misturas de elastano, garantindo maior flexibilidade e conforto ao longo do dia. Para valorizar ainda mais a silhueta, aposte em um corset sem alças, formando uma silhueta triangular: com a parte de cima afinada e o comprimento mais largo. Quando em recorte cropped, este jeans fica ainda mais atual, sendo ótimo para combinar com sandálias e sapatilhas.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário