Como a pele falsa se tornou tão popular na moda?

22/05/2024 - por Izabella Toledo (@izabellatmelo)

De objeto de proteção a símbolo de status social, a pele ganhou, ao longo da história, diversas versões e se transformou em uma peça statement em qualquer visual

Quente, prática e com boa durabilidade, a pele é usada pelo ser humano, desde os primórdios, como um objeto de proteção. Aos poucos, se tornou símbolo de status, já que possuir um bom couro significava ser um bom caçador (ou ter influência o suficiente para que outros caçassem por você).

Pelo mundo todo, diferentes tipos de pelo passaram a representar posições sociais: no antigo Egito, por exemplo, peles de leopardo ou de leão só poderiam ser usadas por reis ou sacerdotes, enquanto, na Europa medieval, apenas membros da alta-sociedade poderiam usar pele de chinchila.

Como símbolo de poder e indicador social, o uso das peles se expandiu nos séculos seguintes. Na década de 1920, graças às glamourosas estrelas de Hollywood, o material se tornou essencial para mulheres da alta-sociedade.

Foi também nos anos 20 que as primeiras peles sintéticas começaram a aparecer — no começo, longe de parecerem reais. Foi apenas na década de 1950, com o avanço da indústria têxtil e o surgimento de materiais, como o acrílico, que a qualidade passou a melhorar.

Na década de 1970, os movimentos de defesa dos direitos dos animais ganharam força (ufa!), expandindo o debate sobre o uso de pele na moda. Quando ícones da cultura pop, como Cher e Brigitte Bardot, passaram a se envolver em questões de conscientização e adotaram a faux fur, a percepção do público mudou.

Em 2018, o desfile Jean Paul Gaultier foi invadido por uma ativista da PETA

Nos últimos anos, acompanhando o movimento, marcas de luxo passaram a se comprometer em abandonar a matéria-prima. Na lista, estão gigantes, como Gucci, Chanel, Burberry, Prada, Miu Miu, Versace, Stella McCartney, Armani, entre muitas outras.

Stella McCartney Outono 2023 (Foto: Vogue Runway)

No Brasil, algumas marcas também têm adotado o material, como Gloria Coelho, Carol Bassi e Santa Lolla. Aliás, esta última lançou, recentemente, sua coleção cápsula “Fashion Fur”, que usa o tecido felpudo em bolsas e sapatos fashionistas.

Cápsula Fashion Fur Santa Lolla (Divulgação)

As peças trazem shapes robustos e designs minimalistas, que carregam informação de moda e texturas marcantes para compor looks inusitados.

Cápsula Fashion Fur Santa Lolla (Divulgação)

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