Há muitas dúvidas que rondam o dia do famoso sim. Para os noivos da vez, conversamos com exclusividade com a expert em casamentos Constance Zahn. Participante do quadro Felizes Para Sempre do Luciano Huck, a autora do blog que leva seu nome e do livro Constance Zahn – O Guia Essencial de Casamento tira todas as dúvidas sobre casamento. Confiram!
1- Qual a pergunta mais frequente que você recebe à respeito de casamento?
CZ- Recebo perguntas variadas! Mas acho que as dúvidas em relação à lista de convidados (“posso não convidar 2 pessoas do escritório onde trabalho?” , “como convidar uma amiga para ser madrinha se não gosto do marido dela?”, etc ) são as que mais preocupam as noivas.
2- Na sua opinião, qual as três coisas mais importantes que uma noiva e um noivo devem fazer na hora de começar a planejar um casamento?
CZ- 1) Estabelecer um orçamento e quem paga – é preciso saber QUANTO se pode gastar!! E se há ou não “gordurinha” para extrapolar esse orçamento inicial. E os pais, vão ajudar com as despesas? Quem paga o que?
2) Definir o número de convidados e as cotas de convites – nem que seja uma lista ainda “bruta” (que pode aumentar ou diminuir), é preciso partir de um número para se poder planejar a festa. E é muito importante combinar desde o começo quantos convites são para os amigos dos noivos e quantos são para os amigos dos pais dos noivos.
3) Marcar uma data! 🙂 – sem data, não é possível planejar nem pedir orçamentos.
3- Você já presenciou muitas desavenças durante o planejamento de um casamento? Se sim, qual a sua dica para isso não acontecer?
CZ- Conflitos são comuns durante o planejamento, porque são muitas opiniões, sonhos e carteiras envolvidas! Por isso, acho importante avaliar os noivos avaliarem o que é prioridade para eles, do que eles não abrem mão, onde podem ceder em nome da paz familiar… Afinal, essa fase é um preparativo para a vida a dois – e para a vida com as respectivas famílias também.
4- Se o parceiro não estiver muito participativo, não se envolvendo muito, qual sua dica para mudar este cenário?
CZ- Não sei se é necessário mudar esse cenário, se ele não quer participar… mas, normalmente, os noivos se interessam mais pelas experiências da festa – gastronomia, bar, música.
5- Suas dicas para não se tornar uma ‘bridezilla’?
CZ- É natural que a noiva fique um pouco “monotemática” durante os preparativos! São muitos detalhes, ela se empolga, está curtindo essa fase, acho que faz parte! Bridezilla, para mim, é a noiva que ultrapassa a linha do respeito. Por isso, minha dica para não se tornar uma bridezilla é um ponto em que insisti no meu livro: coloque-se no lugar dos outros. Lembre-se que os convidados estarão lá para prestigiar vocês, então é preciso pensar sempre no conforto deles em primeiro lugar. Os fornecedores, quando são mal tratados, não trabalham de bom grado, não dão o seu melhor – e não é isso o que você quer no seu casamento. Bom, e as famílias, estas são para sempre, então é preciso pensar bem antes de entrar em brigas.
6-Com essa crise que o país vive atualmente, quais as suas principais dicas para economizar na hora de planejar um casamento?
CZ- A dica nº 1 é reduzir a lista de convidados. O custo por convidado é alto e, às vezes, pode ser mais interessante fazer algo bacana para poucos do que um casamento que não reflete os sonhos dos noivos para muitos. Outra dica é pesquisar, pesquisar e pesquisar. Há muitos fornecedores novos que fazem um ótimo trabalho. No evento que farei no fim de setembro, o CZ Wedding Boutique, fiz questão de trazer novos talentos porque vejo um pessoal mais jovem com garra e talento!
7- Quais as principais tendências para os casamentos este ano e para o ano que vem na sua opinião?
CZ- Os casamentos no campo e na praia continuarão em alta e, junto com eles, a estética boho e a brasileira-tropical. A botânica seguirá inspirando, não apenas a papelaria como também a decoração. Para os vestidos de noiva, o mix de texturas e as mangas com personalidade. Os convites tecnológicos dividirão espaço com os super artesanais (pintados à mão, escritos à mão, etc). Muito disso, poderá ser visto no CZ Wedding Boutique.
8- Como a tecnologia está atuando nos casamentos? O que você tem visto que tem facilitado nesta área além da criação de convites eletrônicos e sites com informações de hotéis próximos quando o casamento é em outro estado dos convidados ou outro país.
CZ- Os sites de casamentos, que unem informações úteis e listas de presentes online, fazem muito sucesso! Há também os convites tecnológicos, que “interagem” com os convidados, seja através por vídeo ou realidade aumentada… são uma surpresa para quem os recebe!
9- Sobre a despedida de solteiro e solteira. Esta celebração mudou muito no decorrer dos anos. O que você tem visto que o pessoal anda fazendo para comemorar as últimas noites solteiras ou solteiros?
CZ- Vejo muitos noivos (noivas e noivos) optando por viagens com os amigos para se despedir da solteirice.
10- Chá bar ou chá de cozinha, quais as ideias mais criativas ou a ideia mais criativa que você já viu, nesses anos de mercado, para a celebração?
CZ- Puxa, já vi tantos… não saberia dizer qual foi o mais criativo! Mas o que acho o mais importante no chá não é tanto a criatividade, mas o clima da comemoração. Não é preciso fazer uma mega festa para curtir e fazer brincadeiras com as amigas! O segredo de um chá legal é: uma lista de convidadas com as amigas realmente íntimas da noiva + madrinhas dedicadas em organizar as brincadeiras.
11- Hoje em dia, qual a maneira mais prática de se montar a lista de casamento? E quais BBB (Bons Bonitos e Baratos) não podem faltar?
CZ- A maneira mais prática de se montar a lista de casamento é escolhendo uma loja que ofereça de tudo – peças bonitas de mesa, boas peças de cozinha, eletrodomésticos… Se puder concentrar tudo em uma só lista fica mais fácil para os noivos na hora de fazer a lista e também em eventuais trocas. E para quem não quer ganhar presente físico e, sim, dinheiro, há várias opções de sites que oferecem essa opção.
Tem MUITOS itens que não podem faltar na lista de casamento. E praticamente todos podem ter uma opção mais cara e outra mais econômica.
12- E por último, a melhor parte, a Lua de Mel. Quais os destinos em alta ou os que vão ser tendência para o ano que vem?
CZ- Os destinos paradisíacos como Fernando de Noronha, Caribe, Maldivas, Seychelles serão sempre muito procurados para lua-de-mel. E países como França, Itália e Grécia são clássicos. Nos últimos anos, houve uma grande tendência rumo à Ásia, com países como Tailândia, Vietnam e Japão. E no ano que vem, acredito que os nórdicos, como Islândia e os países escandinavos, serão mais procurados pelos recém-casados.