Novo MASP: anexo do museu abre neste fim de semana

27/03/2025 - por We Pick

O espaço abre as portas nesta sexta-feira (28/03), e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 75 (inteira) na bilheteria ou no site oficial

A partir desta sexta-feira (28/03), paulistanos e turistas terão um novo programa para adicionar à agenda: o anexo do MASP, enfim, abre suas portas.

Batizado de Pietro Maria Bardi, o novo edifício homenageia o diretor artístico fundador do museu (1900–1999). São 7.821 metros quadrados distribuídos em 14 andares, com galerias, espaços multiuso, salas de aula, ateliês de restauro, restaurante e loja.

(Foto: Reprodução/Leonardo Finotti)

A inauguração é o maior marco do museu desde 1968, quando passou a ocupar o icônico prédio modernista de pilastras vermelhas, projetado por Lina Bo Bardi. “É um momento muito importante para a cidade e a nossa cultura”, afirma Heitor Martins, presidente da instituição.

A ampliação abre caminho para exibir mais obras do acervo ao público. Com mais de 11 mil peças — entre pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuários de diferentes épocas —, apenas 1% delas está em exibição atualmente.

Além de ampliar a capacidade do museu, o projeto traz outros avanços, como espaços aprimorados para cursos e programas públicos, além de um ambiente mais amplo e equipado com tecnologia de ponta para o restauro de obras icônicas.

A expansão também eleva os padrões de climatização, iluminação, preservação e segurança do museu, colocando o MASP no mesmo nível que instituições de outras metrópoles internacionais.

(Foto: Reprodução/Romulo Fialdini//Veja SP)

“Não estamos simplesmente construindo um prédio, estamos dando condições para o museu crescer”, diz Geyze Diniz, vice-presidente do Conselho do MASP.

O vão livre também ganha novos usos: a tradicional feira de antiguidades dos domingos foi transferida para o Parque Prefeito Mário Covas, abrindo espaço para exposições de obras de grande escala, atividades infantis, shows e performances.

(Foto: Reprodução/Leonardo Finotti)

Não é apenas a capacidade expositiva do museu que cresce (em 66%, especificamente), mas a expansão também gera expectativa de aumento no público, que deve ampliar de 500 mil para 2 milhões de visitantes por ano.

Alfredo Setubal, presidente do Conselho do MASP acredita que “essa expansão irá consolidar o museu e a própria Avenida Paulista como um eixo cultural: quem sabe o mais importante eixo cultural do Brasil, do qual o MASP, sem dúvida, é a âncora”.

(Foto: Reprodução/Romulo Fialdini//Veja SP)

Desde sua fundação, o MASP mantém forte vocação educacional, mas nunca teve um espaço dedicado a isso. Agora, com ambientes multiuso e salas de aula, cada exposição contará com um curso exclusivo, todos realizados no novo prédio.

Apesar das críticas nas redes sociais, o novo projeto arquitetônico busca dialogar com o edifício principal de Lina Bo Bardi sem ofuscar a sua importância.

Para celebrar a inauguração das novas galerias do Edifício Pietro, serão apresentadas exposições com recortes do acervo MASP e uma mostra sobre as histórias do museu. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 75 (inteira) na bilheteria ou no site oficial.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário