Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: 7 filmes para conhecer

21/10/2021 - por We Pick

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa nesta quinta-feira, 21, e vai até o próximo 3 de novembro. O festival de cinema, que ocorre anualmente na capital, já está na sua 45ª edição e neste ano conta com uma programação híbrida: sendo 264 títulos apresentados nas salas de cinema e 129 nas plataformas de exibição online. Convidamos Flavia Guerra (@guerra.flavia), jornalista, documentarista e curadora, para fazer uma seleção especial para o We Pick. Abaixo, os 7 filmes imperdíveis que estarão na Mostra e comentários da especialista!

Last Night in Soho, Edgar Wright

“Dirigido por Edgar Wright e co-escrito por ele e Krysty Wilson-Cairns, o filme é estrelado por Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith, Diana Rigg, Rita Tushingham e Terence Stamp. O filme é um thriller maravilhoso com uma direção de arte incrível. Anya Taylor-Joy faz uma jovem britânica que vai para Londres em busca de trabalhar no mundo da moda. Ela é fascinada pelos anos 60 e, misteriosamente, consegue voltar no tempo. O filme estreou mundialmente no Festival de Veneza e lá a atriz comentou que, assim como a sua personagem, ela também era uma menina que não conhecia ninguém e que queria fazer parte do mundo do cinema”.

Anette , Leos Carax

“Anette abriu o Festival de Cannes em junho e, além de ser um filme super aguardado por que é estrelado por ninguém menos que Marion Cotillard e Adan Driver, é um musical dirigido por um diretor francês super cult, o Leos Carax. O musical é sobre uma historia de amor bem incomum entre Ann, uma cantora de ópera, e Henry McHenry. O figurino desse filme também é maravilhoso, assinado por Pascaline Chavanne e Ursula Paredes Choto. Então, vale a pena aproveitar a Mostra para ver esse filme”.

The French Dispatch, Wes Anderson

“The French Dispatch é um filme do Wes Anderson e a gente já sabe que quando tem Wes Anderson os filmes têm humor, têm uma paleta de cores maravilhosa – são os filmes mais fashion do cinema americano, sem ser sobre esse universo. Ele tem um pensamento muito interessante, de figurino, dramaturgia e direção de arte”.

A Viagem de Pedro, Laís Bodanzky

Neste filme, Cauã Reymond dá vida à Pedro, o ex-imperador do Brasil, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa em 1831. Com direção e roteiro de Laís Bodanzky, o protagonista entra na embarcação em busca de um lugar e de uma pátria. Em busca de si mesmo.

Summer of Soul, Questlove

O documentário mostra imagens do concerto Harlem Cultural Festival, filmadas há 50 anos e inéditas até hoje. O filme mostra esse festival, que aconteceu no mesmo ano do Woodstock, junto a entrevistas com Stevie Wonder, Mahalia Jackson e Mavis Staples, Sly & the Family Stone e Nina Simone.

Titane, Julia Ducournau

“O filme conta a história de uma jovem que tem uma placa de titânio na cabeça que teve que colocar após um acidente na infância. Ela sai desse acidente transformada, mas também apaixonada por carros – apaixonada, mesmo. De fato, ela tem tesão com os carros! Apesar de um filme intenso e violento, é interessante pegar o olhar da diretora, uma mulher, que subverte essas relações que a gente viu e associar o corpo da mulher ao mundo dos carro”.

Deserto Particular, Aly Muritiba

“O nosso representante do Oscar nesse ano chama Deserto Particular. Ele é de um diretor que se chama Aly Muritiba – e o filme é estrelado por um ator que eu acho que merece que a gente conheça mais, o Antonio Saboia. Ele é um policial, em crise, e que tem um relacionamento virtual com uma mulher. Uma hora, ela para de responde suas mensagens e ele decide ir atrás dela. O filme, então, fala sobre o nosso poder de transformação por meio do amor. É muito bonito, acho que foi escolhido muito por isso, e eu espero que ele represente o País”.

Planeje sua visita: 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

  • Quando: 21 de outubro a 3 de novembro
  • Onde: em diversos cinemas de São Paulo e plataforma virtual
  • Ingressos: a partir de R$4 e vendas através do Velox Tickets

Comente esse post!

Deixe seu Comentário