SOL – REGENTE DO ANO
Sobre O SOL
O Sol na astrologia é chamado de planeta. Assim como o próprio astro rei, é o centro do universo, traz Luz, Amor, Fonte de vida.
Regente do signo de Leão, num mapa astrológico, ele é análogo à casa 5 – nosso palco, auto expressão, setor dos romances, prazer, diversão, e criatividade. Tudo que criamos está aí, inclusive os filhos.
JÚPITER EM CAPRICÓRNIO
O ciclo de Júpiter é de 12 anos, é o ciclo da Astrologia Chinesa, por exemplo; ele fica um ano em cada signo.
Entramos 2020 com Júpiter já caminhando por Capricórnio, por onde transitará até 19 de dezembro. Ficará retrógrado de 15 de maio a 12 de setembro .
Signos favorecidos e tensionados
Capricórnio, por hospedar o Júpiter. Os demais signos de elemento Terra também estarão beneficiados em 2020 – Touro e Virgem. Câncer por ser o signo oposto ao Capricórnio terá sorte nas parcerias, sejam elas amorosas ou profissionais.
Enquanto isso, Júpiter tensiona Áries e Libra exigindo crescimento e expansão.
Conjunções de Júpiter:
– o período de 19, 20 e 21 de março é bem sério porque Marte estará transitando por Capricórnio, e alcançará Júpiter que já estará encostado no Plutão. No dia 21 Saturno ainda estará em Capricórnio, já ingressando em Aquário no dia 22 deste mês.
Júpiter caminha junto a Plutão por meses, de março a julho, daí para frente, ele retrógrado se afasta um pouco de Plutão.
Em meados de outubro os 3 – Júpiter, Putão e Saturno, estarão juntos novamente. Júpiter com Saturno já se juntam quando o Sol ingressar em Sagitário, eles no final de Capricórnio.
Ele ingressa em Aquário dia 19 de dezembro e então, Júpiter e Saturno estarão em conjunção no início do signo de Aquário.
SATURNO EM CAPRICÓRNIO, E UMA VISITINHA EM AQUÁRIO
Um evento importante para o próximo ano é o ingresso do planeta Saturno em Capricórnio, signo que rege, e isso acontece nas primeiras horas do dia 20 de dezembro de 2017. Ele permanecerá aí por basicamente 3 anos, pois em 2020 chega a sair de Capricórnio e entrar em Aquário, de 22 de março a 2 Julho, quando retrógrado, volta ao signo de Capricórnio, somente saindo definitivamente deste signo para entrar de vez em Aquário no dia 16 de dezembro de 2020.
Sobre SATURNO: Saturno é o último planeta visto a olho nu. Esta é uma das razões que apontam este planeta como a energia do “limite”, ao contrário do Júpiter.
Saturno é Cronos na mitologia grega, e era conhecido como “o senhor do tempo”. Portanto, uma palavra muito adequada a Saturno é “paciência”.
Ele é um sábio, eremita, sério, austero, isolado. Tudo que vem dele requer tempo, responsabilidade, compromisso, crescimento. Também visto como “o senhor do carma”, pois com somos exigidos de aprender as lições que a vida nos impõe.
A posição do Saturno num mapa natal mostra a área da vida onde a pessoa tem que amadurecer naquele momento. O signo onde Saturno se encontra mostra a potencialidade da sua energia. Em Capricórnio ele reina pleno e forte.
Saturno ingressa no signo de Aquário no dia 22 de março, no dia 30, Marte ingressa neste signo se juntando a Saturno.
Neste ano Saturno ficará retrógrado de 12 de maio a 29 de setembro. Dia 2 de julho ele volta ao signo de Capricórnio.
No final do ano ele recebe a companhia de Júpiter, no final de Capricórnio, e depois os dois também fica juntos em Aquário, no dia 19 de dezembro de 2020.
Ele ingressa em Aquário definitivamente dia 17 de dezembro.
RETROGRADAÇÕES
MERCÚRIO RETRÓGRADO
– de 17 de fevereiro a 10 de março
– de 18 de junho a 12 de julho
– de 13 de outubro a 3 de novembro
VÊNUS RETRÓGRADA – de 14 de maio a 25 de junho
MARTE RETRÓGRADO – de 10 de setembro a 13 de novembro
ECLIPSES
10 de janeiro de 2020 – eclipse lunar parcial – não visível do Brasil
5 de junho de 2020 – eclipse lunar parcial – visível do Brasil
21 de junho de 2020 – eclipse total do Sol (não visível do Brasil)
5 de julho de 2020 – eclipse lunar parcial
30 de novembro de 2020 – eclipse lunar parcial
14 de dezembro de 2020 – eclipse solar total
Resumo do Ano
2020 ainda será mais um ano de desafios, porém não tão tenso quanto o ano anterior. Saturno que esteve juntinho com Plutão ao longo de 2019, agora caminha adiante, chegando a entrar em Aquário, mas depois retrograda, e quando voltar ao Capricórnio vai encostar de leve no Plutão. A novidade é que Júpiter se juntará a eles, ampliando tudo que eles tem trazido no sentido de moralidade e ética. Este ano de 2020 será um ano de estruturações.
E VIVA 2020!!!! Feliz Ano a todos!!!