3 receitas com bacalhau para as festas de fim de ano

21/12/2021 - por We Pick

Natal e Ano Novo já estão logo aí e o bacalhau é um dos alimentos que mais aparecem nas refeições de comemoração dessas datas. Seja no bolinho, na salada ou no almoço, lá está ele. Tanto o autêntico Bacalhau da Noruega, o Gadus morhua, quanto os peixes salgados secos da Noruega, Saithe, Zarbo ou Ling são ideais para a preparação dos mais variados pratos.

Aqui, separamos três receitas para você fazer com o ingrediente!

Salpicão de Saithe salgado seco da Noruega

Ingredientes:
1 lombo de Saithe salgado seco da Noruega, após dessalgado
1 xícara de salsão picado
1/2 unidade de cenoura ralada
1/2 xícara de uva passa preta
1 maçã verde
1 limão
2 unidades de palmito em conserva fatiado
1/2 xícara de batata palha
1 xícara de maionese
1/2 caixinha de creme de leite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer: colocar bastante água em uma panela e levar ao fogo alto, quando formar as primeiras bolinhas no fundo, abaixar o fogo e colocar o lombo de Saithe, após dessalgar. Deixar cozinhar em fogo brando por 3 minutos. Retirar com uma escumadeira e deixar o Saithe escorrer bem. Quando estiver mais frio retirar a pele e espinhas e soltar as pétalas, reservar. Em uma tigela com água gelada e pedras de gelo esprema o suco de 1 limão. Pique a maçã em cubos e acrescente na água e reserve. Isso é muito importante para deixar a maçã crocante e sem escurecer. Misture a maionese, o crème de leite, o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente o salsão, a cenoura ralada, o palmito fatiado, a uva passa e as maçãs escorridas e misture muito bem. Acrescente o Saithe em pétalas e mexa delicadamente. Na hora de servir decore com a batata palha.

Salada de Bacalhau da Noruega com feijão branco

Ingredientes para a salada:
1 lombo de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
1 unidade de salsão picado
1/2 unidade de pimentão vermelho
1/2 unidade de pimentão amarelo
1 xícara e ½ de feijão branco cozido sem o caldo
Salsinha picada a gosto

Ingredientes para o molho siciliano:
5 colheres de sopa (65ml) de azeite de oliva
2 colheres de sopa (30ml) de suco de limão siciliano
Raspas de 1/2 limão siciliano
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: para a salada, misture todos os ingredientes da salada. Para o molho, coloque todos os ingredientes dentro de um pote de vidro e sacuda bastante para tudo emulsionar muito bem. Sirva a salada regada com o molho.

Bacalhau da Noruega com crosta de pesto de manjericão

Ingredientes para o bacalhau:
2 lombos de Gadus morhua da Noruega, após dessalgar
4 dentes de alho
1/3 de xícara de folha de majericão
4 colheres de sopa (52ml) de azeite de oliva
1/3 de xícara (30g) de castanha de caju
1/3 de xícara (30g) de farinha panko
2 colheres de sopa (20g) de parmesão ralado
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para as batatas ao murro:
120g de batata aperitivo
2 colheres de sopa (26ml) de azeite de oliva
Sal grosso a gosto
Pimenta do reino a gosto

Ingredientes para a salada:
Alface a gosto
Rúcula a gosto
Radicchio a gosto
Cebola roxa fatiada a gosto
Mini tomates a gosto
Azeite de oliva a gosto
Vinagre a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer: levar uma panela com água ao fogo alto, junto com 3 dentes de alho, quando formar as primeiras bolinhas no fundo, abaixar o fogo e colocar os lombos. Deixar cozinhar em fogo brando por apenas 3 minutos, sem deixar ferver para não alterar o sabor ou a textura. Retirar o bacalhau da água com delicadeza, remover a espinha central e reservar. Em um processador de alimentos, quebrar grosseiramente a castanha de caju e reservar. No mesmo processador adicionar o azeite de oliva, 1 dente de alho e 1 pitada de sal e bater bem. Juntar as folhas de manjericão bem secas, é importante que elas não estejam úmidas. Bater no modo pulsar. Depois misturar com a castanha de caju triturada, o parmesão ralado e a farinha panko. Pegar as postas de bacalhau e pincelar azeite de oliva e temperar com uma pitada de pimenta do reino. Acomodar os lombos em um refratário e sobre eles colocar a farofa de pesto de manjericão delicadamente. Levar ao forno preaquecido a 160ºC por 25 minutos ou até dourar.

Cozinhar as batatas até que fiquem macias, cerca de 12 minutos. Escorrer a água e colocar as batatas em um refratário. Amassar delicadamente cada uma, sem pressionar demais para que não desmanchem. Temperar cada uma das batatas com azeite, sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixar por cerca de 25 minutos até começarem a dourar. Sirva o lombo de Bacalhau da Noruega com crosta de pesto de manjericão com as batatas ao murro e com a salada temperada.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário