Dicas da Lelê: 5 livros para ler em 2021

29/12/2020 - por We Pick

Que tal já ir preparando a lista de livros para ler em 2021? E, para rechear essa missão, reunimos aqui algumas das leituras preferidas da nossa querida Lelê!

Terra Sonâmbula – Mia Couto

E num piscar de olhos me vi emocionada. Terra Sonâmbula de Mia Couto é um relato que mistura sonhos e realidade, presente e passado, e retrata Moçambique pós guerra com todo contexto histórico do país. Tem um dos finais mais lindos que já li na vida. Não é a toa que esse título foi considerado um dos melhores livros africanos do século XX. Mia Couto, com certeza foi o meu primeiro de muitos!

A Máquina de Fazer Espanhóis – Valter Hugo Mãe

Forte, sensível, poético. “A Máquina de fazer Espanhóis” de Valter Hugo Mãe é realmente um livro marcante e inesquecível como todos me diziam. Ele é capaz de transformar cada frase em reflexão e transportar para sentimentos profundos. É impressionante como Hugo Mãe é capaz de fazer isso. Eu ainda gostei mais de “Homens Imprudentemente Poéticos” mas essa obra-prima é definitivamente um must-read. Com certeza vou ler outros títulos do autor, o meu próximo será “Filho de Mil Homes”.

Padre Sérgio – Liev Tolstói

Eu sempre adorei a literatura russa. E Tolstói sempre foi o meu favorito. Li Padre Sérgio há 10 anos e resolvi reler agora. Eu amo a narrativa dele. Amo a construção dos personagens. Padre Sérgio é uma leitura curta e rápida. Não é a minha obra favorita do autor, mas é sempre enriquecedor ler Tolstoi. Acho ele realmente o melhor!

Os Vestígios do Dia – Kazuo Ishiguro

“Os Vestígios do Dia” foi o terceiro livro que li do autor Kazuo Ishiguro. Descobri Ishiguro (vencedor do Nobel da literatura em 2017) recentemente. Me encantei com “Não me Abandone Jamais” e “O Gigante Enterrado”, mas esse terceiro é literalmente uma obra-prima da literatura. A história sobre o Mordomo Stevens, é de literalmente dar gosto para quem gosta de romances e de história, pois a narrativa se passa durante a segunda guerra mundial. De uma sensibilidade sem fim, as páginas fluíram tão bem e me envolveram tanto que fiquei triste quando cheguei ao fim. Ishiguro definitivamente é um dos autores mais expoentes da atualidade. Leiam, vcs vão amar! Ah, esse livro virou filme com Anthony Hopkins e Emma Thompson em 1993 e foi indicado a oito Oscars! Com certeza vou assistir, mesmo sempre preferindo os livros aos filmes!

Memória de Minhas Putas Tristes – Gabriel García Márquez

Gabo é um dos autores que eu mais admiro. Já tinha lido alguns títulos dele como “Cem Anos de Solidão”, “Amor nos Tempos do Cólera” e também já tinha lido esse da foto. Como não lembrava muito bem da história resolvi ler de novo. É bem curtinho, li em 1:30. A história é sensível e forte. Gabo escreve romances como poucos. Fora que as descrições dos personagens são sempre pontos altos das suas narrativas. Para quem já leu esses dois títulos que citei, vale a pena ler esse terceiro. Gabo nunca é demais. Gostei de ter relido! Meu próximo do autor será “Do amor e outros demônios”.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário