Oi Gente!!
Fiquei com saudades de escrever sobre carreira, profissão e empreendedorismo! O último texto que tinha feito, foi esse aqui, e hoje me animei pra falar sobre mudanças de carreira!
Essa semana recebi um email de uma leitora querida, me contando sobre sua história profissional e sua vontade de mudar de profissão! Quem nunca, em algum momento da vida, não pensou em mudar de carreira? Cansou daquilo que fazia todos os dias ou tinha um sonho de fazer algo muito diferente daquilo que estava acostumado a fazer?
É normal demorar para encontrar o caminho profissional, normal não trabalhar com o que mais adoramos! Normal também mudar de vontade no meio do caminho. O importante é não desistir desse sonho e traçar metas para atingi-lo.
O passo número 1 é se conscientizar da vontade de mudança e aceitá-la. Não adianta ficar brigando contra algo que está te deixando infeliz. Aceite, com certeza será o começo da mudança.
Passo número 2 é ter cautela com os nossos passos. Não é porque você quer mudar de carreira que já deve sair do emprego que está atualmente. Todo esse movimento deve ser pé no chão, afinal, mesmo que não seja uma questão somente financeira, ficar fora do mercado de trabalho é algo que não te ajudará a encontrar outro emprego, mesmo que seja em outra área.
Passo número 3 é ser estratégico. Se você quer trabalhar nessa outra área mesmo, comece a desenhar um plano para chegar lá! Seja uma pós graduação, cursos especializados, enfim. Coloque datas e prazos para você mesmo.
Passo número 4 e ter coragem, sim, um dos mais difíceis! Mesmo depois de aceitar que está infeliz e de ter um plano estratégico para mudar de carreira, nada disso vale se não tiver coragem!
Acredito que toda mudança de carreira ou de área tem que ser consciente e madura, até porque você dá um passo pra trás pra dar muitos pra frente.
Se é isso mesmo que você quer, se planeja de verdade. Quais serão seus próximos passos?
Beijos,
Lelê
PS: Se gostaram do tema e quiserem mais textos, comentem aqui! Quero saber o que acharam e o que mais querem que eu escreva sobre esse assunto!
Amei Lele.. estou passando exatamente por isso agora! Posta mais textos relacionados sim.. beijos!
Amei Lelê! certeza que foi ótimo para várias pessoas também! Mil bjs
Muito bom Lele! Eu estou passando por isso também, acho que muitas pessoas não são realmente felizes no que fazem e o medo e receio d amudança é o mais complicado! Sempre ficam aquelas perguntas: E se nada der certo? Se eu me arrepender? Adoro ler sobre o tema, principalmente no seu blog!
Muito bom o texto Lelê!
Eu acompanho seu blog há anos e até hoje lembro da palestra que você deu na UNESP, pra RP
Aquele palestra foi uma injeção de animo e motivação pra mim, ainda mais que foi bem na época do meu vestibular 🙂
Concordo muito que nao podemos nos acomodar e pretendo ser empreendedora como você um dia!
Com carinho,
Ba