Veja 5 livros que quem ama Paris precisa ler

Após ficar cega, aos 6 anos de idade, Marie-Laure ganha do pai, o chaveiro do Museu de História Natural de Paris, uma maquete do bairro em que moram, para que ela possa memorizar os caminhos e se locomover pela região. Em Zollverein, na Alemanha, o órfão Werner e a irmã descobrem um rádio em meio ao lixo e, apaixonado pelo aparelho, o garoto acaba se tornando um especialista no assunto, o que rende a ele uma vaga em uma concorridíssima escola nazista. Quando os alemães invadem Paris, Marie-Laure e o pai fogem para a cidade de Saint-Malo, carregando a pedra mais preciosa do museu, ao mesmo tempo em que Werner recebe a missão de rastrear a origem de importantes transmissões de rádio. No final da Guerra, os caminhos de Werner e Marie-Laure se encontram, enquanto ambos tentam superar os obstáculos para sobreviver. Leia a resenha completa aqui!

Isla Martin e Josh Wasserstein estudam na mesma escola em Paris, na França, mas nunca tiveram a chance de se conhecerem melhor. No entanto, o fato de saber pouco sobre Josh não impediu que Isla se apaixonasse por ele logo no primeiro ano do Ensino Médio. Durante as férias de verão, os dois se encontram em Nova York, onde vivem suas famílias, e Isla tem a oportunidade de transformar seu sonho em realidade. De volta à capital francesa para o último ano escolar, Isla e Josh descobrem e testam a força do amor verdadeiro ao mesmo tempo em que precisam lidar com as dificuldades da vida “de gente grande”, como o futuro na faculdade e os dramas familiares. Leia a resenha completa aqui!

Anna Oliphant tem os dentes da frente separados, adora cinema e seria uma adolescente normal, não fosse pelo fato de não ter gostado quando seu pai decidiu mandá-la estudar em Paris por um ano. Anna é muito apegada à sua casa, sua mãe, seu irmão e seus amigos. Além disso, ela também havia conseguido, enfim, fisgar Toph, seu colega de trabalho. Por essas e outras é que Anna não quer se mudar. O que ela não sabe é que essa experiência irá trazer mudanças muito melhores do que ela espera. Leia a resenha completa aqui!

Lizzie Nichols gastou todo o dinheiro para ir a Londres visitar o namorado, mas descobriu que estava sendo traída. Sem grana e com uma passagem de volta para casa para apenas um mês depois, ela não sabe o que fazer até que Shari, sua melhor amiga, soluciona o problema: como vai passar o verão no sul da França, organizando casamentos, Shari arranja um emprego para Lizzie. No entanto, ela não contava com o fato de que iria conhecer o charmoso Luke.

Louisa Clark já chegou aos 26 anos, mas ainda mora com os pais, trabalha como garçonete em um café de sua pequena cidade do interior da Inglaterra, não pretende voltar a estudar e namora Patrick, que é viciado em atividades físicas e não dá sinais de que quer levar o romance um passo a frente. Já Will Traynor está com 35 anos, é um empresário bem-sucedido, rico, ambicioso e ama esportes de aventura. A princípio, Lou e Will não têm nada em comum, mas o destino trata de unir a vida dos dois. Após perder o emprego no café, Lou aceita trabalhar como cuidadora de Will, que ficou preso a uma cadeira de rodas após um trágico acidente. No início, os dois não se dão muito bem, mas, aos poucos, eles vão aprender a conviver e ensinar muito um ao outro. Leia a resenha completa aqui!

Nadia Tamanaha

Nadia Tamanaha

Literatura
27/10/2015 - por Nadia Tamanaha

Ah, Paris! Se a Cidade Luz já é o cenário perfeito para a vida real, não poderia ser diferente para a ficção! Por isso, não é surpresa alguma que várias histórias incríveis contem com a capital francesa como cenário. Para as amantes de Paris, separei 5 sugestões de livros que se passam na cidade e que prometem emocionar, surpreender e divertir.

Gosta de livros? Vem comigo!
Confira leituras para quem ama moda

Anna e o Beijo Francês, de Stephanie Perkins, foi a história que me fez cair de amores por Paris. No livro, a capital francesa serve não apenas de pano de fundo para a trama, mas é também como se fosse uma das personagens. Os principais pontos parisienses aparecem na obra, então, quem conhece a cidade vai se localizar e quem ainda não foi vai querer ir, tipo, amanhã! Isla e o Final Feliz é um companion book de Anna e o Beijo Francês* e a trama se passa não apenas em Paris, como também em Nova York e Barcelona. Precisa de mais alguma razão para se entregar à leitura?

Já em como Como eu era antes de você, livro de Jojo Moyes que vai virar filme dem 2016, Paris não desempenha um papel tão fundamental. Na verdade, a capital francesa pouco aparece na trama – não quero dar spoilers, então vou deixar no ar. No entanto, quem leu ou for ler vai saber o porquê deste livro estar na minha lista 😉 Rainha da Fofoca, de Meg Cabot, é minha penúltima indicação e também não tem Paris como ponto principal da trama, mas passa pela cidade e é uma história divertida e cheia de romance e – oba! – vestidos de noiva.

Minha última sugestão de livros que se passam em Paris é o vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção de 2015, Toda luz que não podemos ver, de Anthony Doerr. Diferente das obras acima, esta não é uma história romântica, fofa ou divertida. Pelo contrário: se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é simplesmente arrebatadora. No entanto, é exatamente aí que está a beleza deste livro, que de forma extremamente rica e sensível, narra as vidas de Werner e Marie-Laure, dois jovens que foram obrigados a amadurecer mais cedo do que deveriam. Sério, vale muito a leitura!

Bom, é claro que existe uma infinidade de livros que se passam em Paris, mas, aqui na coluna, pretendo indicar apenas os que já li, assim posso dar uma opinião mais consistente sobre eles. E vocês, me indicam quais?

*Nos companion books, as histórias se conectam, mas não necessariamente se completam. Os companion books de Anna e o Beijo Francês são Lola e o garoto da casa ao lado Isla e o Final Feliz e recomendo que a leitura seja feita nesta ordem 😉

14 comentários

  1. Daniela disse:

    Faltou aí Paris é uma festa de Hemingway!

  2. Oi Daniela, tudo bem?
    Como eu disse no texto, indiquei apenas os livros que li pra que eu pudesse dar uma opinião mais consistente sobre eles. Mas vou anotar sua dica, Hemingway é um clássico 🙂

  3. Debora disse:

    Você precisa ler Aconteceu em Paris, da Molly Hopkins. Vale a pena.

  4. Vanessa disse:

    Outro livro é o “Aconteceu em Paris”, ele é fofo, romântico e um pouco neurótico e se passa entre Londres e Paris. 😉

  5. Oi Debora e Vanessa, obrigada pela indicação! Já ouvi falar super bem desse livro e não sei por que ainda não li! Vou por na lista 😉

  6. Laryssa Silva disse:

    Ótimas dicas!
    Indico 100 Dias em Paris da Tânia Carvalho 🙂 Leitura leve e divertida

  7. Gostaria de acrescentar à lista Uma Loja em Paris, do espanhol Máxim Huerta.
    Acontece todinho em Paris, nos loucos anos 20 e na atualidade….Maravilhoso!!!

  8. Oi Miriam e Laryssa, obrigada pelas indicações! Confesso que não lembro de ter ouvido falar sobre esses livros, mas vou atrás, adorei os títulos!

  9. Cris Tótola disse:

    Sugiro a trilogia Revenants (Morra por mim, Até que eu morra e Se eu morrer) a descrição de Paris é tão minuciosa que mesmo que você não conheça a cidade você se apaixona pelo lugar!

  10. Cris Tótola disse:

    Tem também O Sorriso das mulheres de Nicolas Barreau,muito delicado. Nem parece que eu adoro livros que se passam em Paris!

  11. Oi Cris, obrigada pelas dicas! Não conheço os livros que você citou, mas vou pesquisar sobre! É sempre bom alimentar a wishlist, né?

  12. Taniara disse:

    Olá Cris, tenho Como eu era antes de você e Toda luz que não podemos ver (comprei pela sua indicação por falar em Paris), eles são ótimos. Obrigado.

    1. Talita disse:

      Oi obrigada pelas dicas! Acabei de ler um livro de tirar o fôlego em um romance em páris, ele se chama: Uma história de amor, chocolate e teimosia em Paris! Ah é ele tem varias palavras em francês! Qual desses livros q vc indicou tem vocabulários escritos em francês?

  13. Luícia disse:

    Oii, obrigado pelas indicações! Faz pouco que li O Rouxinol, também se passa em Paris e em outras partes da França. É a história de duas irmãs durante a segunda guerra mundial. É muito bom!

Deixe seu Comentário