Precisamos falar sobre assédio sexual

Maria Augusta-Blog Belicosa

Maria Augusta-Blog Belicosa

Comportamento
01/06/2017 - por Maria Augusta-Blog Belicosa

Assédio é crime, e isso todo mundo sabe. Mas, o que fazer caso isso aconteça é que precisa ser amplamente divulgado.

Para orientar a sociedade sobre como proceder diante das investidas indesejadas, muitos órgãos ligados aos direitos humanos têm direcionado seus esforços a folders, palestras e grupos de apoio.

Mas, você sabe diferenciar assédio de paquera? Ou como proceder se sofrer assédio? Bom! A primeira coisa a saber é que elogio é uma coisa e assedio é outra. Você sabe distinguir?

Assédio sexual é uma manifestação sensual ou sexual sem o consentimento da pessoa a quem se dirige o ato, enquadrando no art. 216-a do código penal.

Uma cantada pode ser considerada assédio se for grosseira, e é classificada como importunação ofensiva.

Passar a mão em alguém é crime? Sim! Partes íntimas tocadas sem consentimento é assédio, e pode ser considerado estupro, dependendo da situação. Não precisa desenhar, né!!!

O que fazer em caso de assédio? Denuncieeeeeee o agressor imediatamente! Se estiver em local púiblico, procure a polícia, em caso de local privado, procure pelo segurança local.

É importante destacar que nem sempre os profissionais que deveriam zelar pela nossa segurança estão preparados para nos dar assistência em caso de assédio. E por isso, é valido tirar foto do agressor, pedir ajuda a testemunhas, e qualquer outra forma de identificar o FDP que fez isso.

Sabemos que há um impacto físico e emocional enorme na vida da vítima, e muitas evitam denunciar com medo de retaliação, principalmente em local de trabalho e se o agressor é um superior.

O mais importante e falarmos sobre o tema, instruir os colegas, e incentivar que mais pessoas que sofrem assédio denunciem seus agressores, não importa se estava trabalhando em São Paulo ou festando no carnaval na Bahia.

Não ha protocolo para uma situação dessas. Mas precisamos falar sobre o assunto, que pode acontecer com qualquer mulher ou homem, não importando classe social, faixa etária e nem quanto tem na carteira.

Assédio é crime e ponto!
Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário