Melhores trilhas e cachoeiras do Brasil

Maria Mazza

Maria Mazza

Dica de Viagens
04/02/2020 - por Maria Mazza

Estar conectado com a natureza renova energias, enche os olhos de paisagens incríveis e a alma de plenitude. E , fazer trilhas, entre vales, montanhas, praias, lagoas, rios e cachoeiras, é um ótimo jeito de fazer isso! Conheça algumas das trilhas e cachoeiras mais bonitas do Brasil:

Pedra da Macela, Cunha – SP

Do pico da trilha é possível avistar a Ilha Grande, as baías de Paraty e Angra dos Reis de um jeito único. A maior parte da trilha é feita de carro e para chegar ao topo deve ser feito uma caminhada de aproximadamente 2 km, em uma subida de 1.900 metros. A cidade de Cunha é puro charme!

Chapada dos Veadeiros, GO

Essa região do nordeste goiano é recheada de belezas naturais. Do alto de seus 1600 metros de altitude, conta com mais de 300 cachoeiras espalhadas, principalmente, pelos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Vila de São Jorge. Não a toa é chamada de “Berço das Águas”.

Trilha do Monte Roraima, RR

A trilha do Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. O trekking tem o seu início na Venezuela, pois dos lados do Brasil e da Guiana estão os paredões, e é um dos pontos mais altos do nosso país, com cerca de 2.875 metros de altitude. A caminhada pode levar em torno de seis a oito dias e exige um bom preparo físico.

Chapada Diamantina, BA

A Diamantina, que fica na Bahia, também conta com diversas atrações naturais de tirar o fôlego. E cachoeiras incríveis.

Trilha do Ouro, RJ/SP

Um dos mais belos passeios do Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa entre o Rio de Janeiro e de São Paulo, a Trilha do Ouro é um antigo caminho colonial construído por índios para escoar ouro que vinha de Minas Gerais. A trilha tem um percurso de 50 km e um grau de dificuldade de moderado para alto. A caminhada pode levar três dias e você poderá conhecer as lindas cachoeiras da região como a Santo Izidro, Veados e a das Posses.

Brotas, SP

Brotas, a apenas 240 quilômetros da capital, é uma cidade que respira natureza. Cenário perfeito para a prática de turismo de aventura ou ecoturismo, o destino proporciona diversão em terra – com suas escaladas, rapel ou arvorismo – na água – seja num banho de cachoeira ou numa aventura de rafting – e no ar – descendo entre as tirolesas de tirar o fôlego

Trilha dos Lençóis Maranhenses, MA

Um jeito diferente e bacana de conhecer os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, é fazendo a travessia que percorre o parque nacional. A caminhada é de nível moderado, com mais de 30 km, e pode ser percorrida entre quatro e cinco dias. Uma das principais atrações são as lagoas Bonita e da Gaivota, o Rio Preguiça e o povoado de Atins.

Chapada dos Guimarães, MT

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, entre outras maravilhas da natureza, preserva cerca de 480 cachoeiras, muitas delas não catalogadas. Para conhecer as principais, a melhor maneira é fazer um passeio pelo Circuito das Cachoeiras.

Jalapão, TO

Em alta, o Jalapão é um destino repleto de belezas encantadoras. São dunas, cânions, rios, fervedouros – pequenos lagos – e cachoeiras que formam um cenário paradisíaco e, ao mesmo, exótico.

Prudentópolis, PR

A cidade, localizada no Centro-Sul do Paraná, conta com um belo conjunto de belezas naturais, formado por dezenas de cachoeiras – algumas, com quedas de mais de cem metros de altura – que lhe renderam o apelido de “Terra das Cachoeiras Gigantes”.

Gostou do que viu por aqui? Acompanhe a gente nas nossas redes sociais: Instagram Pinterest Facebook

Comente esse post!

Deixe seu Comentário