Maido – 8o melhor restaurante do mundo

Maria Canedo

Maria Canedo

Gastronomia
20/10/2017 - por Maria Canedo

Todo mundo já conhece minha admiração pela gastronomia e minha loucura por novos sabores distribuídos pelo Brasil e pelo mundo. Como já compartilhei aqui na minha coluna do WePick, anualmente é publicada a lista com a seleção dos 50 melhores restaurantes do mundo, realizada pela consagrada revista britânica e diversos críticos da gastronomia e especialistas da área. Esse ano, o destaque aconteceu para a gastronomia peruana que ocupa cada vez mais as melhores posições no ranking.

Em minha visita ao Peru, eu tive o imenso prazer de conhecer os sabores inusitados da famosa cozinha nikkei ou nipo-peruana, fusão entre a culinária peruana e japonesa, do restaurante Maido em Lima. Comandado pelo chef Mitsuharu Tsumura, o restaurante ocupa o 8a lugar no ranking e está localizado em um dos melhores bairros de Lima, Miraflores.

Como a maioria dos restaurantes estrelados, para desfrutar do menu degustação é necessário reservar com antecedência de no mínimo 1 mês, correndo o risco de não haver disponibilidade de reserva. Eu optei pelo menu degustação com harmonização, onde cada prato é servido com uma bebida especial que proporciona uma imensidão de novos sentidos ao seu paladar.

Decoração típica de um restaurante japonês moderno. Mesas distribuídas em 3 andares e preenchidas com poltronas confortáveis. A cada novo cliente que chega, o grito “Maido” da equipe assusta em um primeiro momento , mas logo se acostuma.

Tão impressionante quanto surpreendente, mesmo minhas expectativas sendo altíssimas, o menu reflete a criatividade e conhecimento do chef que não poupa na apresentação, delicadeza e tempero dos pratos. “Celestial” é a palavra descrita por diversos críticos gastronômicos.

Confiram o menu completo:
1o prato – Snacks
pastel de cebola, tartar de linguado, pejerrey (peixe) defumado e ovas de capelin.
Shari (arroz para sushi) crocante, abacate, ovas e barriga de truta com papel e gel de ponzu.
Biscoito negro de arroz, tofu de azeitonas, polvo e salsa.
2o prato – Ceviche de poda com pasta de feijão branco, cabala, echalotes, ají limo e leite de tigre.
3o prato – Dim sum com lulas e caracol, purê de batata-doce e quinua crocante.
4o prato – Choripan com pão ao vapor, linguiça de peixe e polvo, vinagrete de vegetais, mostarda e chips de batatas nativas.
5o prato – Nigiris.
6o prato – Ceviche de molusco com leite de tigre nitrogenado.
7o prato – Gindara misoyaki de bacalhau marinado no missô, castanhas da Bahuaja, gel de maçã e fungos Porcón.
8o prato – Catacaos de camarão.
9o prato – Sopa de yuca com pasta de yuca, tenkatsu e vôngoles.
10o prato – Peixe do dia com algas.
11o prato – Arroz com ouriços, creme de abacate, yan yi e milho pequeno.
12o prato – Recife com sorvete de cheesecake com tofu, batata-doce, tapioca de maçã com wakame, camu camu (fruta típica), cajá e uva com leite de soja nitrogenado.
13o prato – Sorvete de maracujá com tangerina, espuma de mucílago (vegetal), crocantes de cacau, sorvete de lúcuma (fruta) e framboesas.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário