Prepare Filé de linguado com purê de inhame e batata doce

Maria Canedo

Maria Canedo

Gastronomia
09/09/2015 - por Maria Canedo

Todos nós sabemos que uma vida equilibrada alia alimentação saudável, exercícios físicos e atividades que motivam nosso bem-estar diário. De nada adianta estarmos insatisfeitos com nosso trabalho e ao mesmo tempo investir em uma dieta detox, que elimina as toxinas do seu corpo, mas contamina nossa mente de ansiedade, estresse e insatisfação. De nada adianta se dedicar à academia e ao mesmo tempo ter uma alimentação desequilibrada. De nada adianta fazer uma dieta restritiva e abrir mão da sua vida social, do seu humor e conforto. O equilíbrio constitui em conquistar seus objetivos com dedicação e assiduidade, evitando qualquer radicalismo que mude seu estilo de vida.

Receita de Viagem

Meu domingo começou com saúde e bem-estar, um dia assim tende a ser agradável e equilibrado até ele acabar. Depois de uma boa noite de sono e 1 hora de treino na academia, preparei o almoço com dedicação e sabor. Uma dica muuuito importante é ter sempre um copo de água ao lado, pois passamos, às vezes, de 1 a 3 horas na cozinha e, entre uma prova e outra, podemos nos esquecer da hidratação, que é essencial para nosso organismo. Mas vamos para a receita! O prato é composto por filé de linguado com purê de inhame e batata-doce. Tecnicamente falando, temos a proteína magra, o carboidrato saudável e alimentos com baixo índice glicêmico.

PEIXE
Ingredientes
1 filé de linguado
1 cebola roxa pequena
1/2 batata-doce pequena
Suco de 1 limão
Purê de 2 alhos (coloquei 2 colheres de chá daquele alho pronto e sem sódio)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Alecrim a gosto
Tomilho a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Misture em um recipiente o suco de limão, azeite e alho e regue o peixe disposto em uma assadeira antiaderente. Tempere o peixe com a cebola, alecrim, tomilho, sal e pimenta do reino. Disponha a batata-doce descascada e cortada em cima do peixe. Leve para assar em forno pré aquecido por 20 minutos à 180ºC.

PURÊ DE INHAME
Ingredientes
1 inhame
1 colher de chá de azeite extra virgem
1 colher de sopa de biomassa de banana verde (em temperatura ambiente)
1 colher de chá de leite (pra quem não está acostumado com o sabor do inhame, coloque 1 colher de chá de leite para deixar mais macio e saboroso)
1 tomate cereja e cebolinha para enfeitar

Modo de preparo
Cozinhe o inhame descascado e cortado, em uma panela com água fervendo e uma pitada de sal (para a água não transbordar) por cerca de 15 minutos. Escorra a água, adicione o azeite, o leite, a biomassa de banana verde e use o hand mixer para fazer um purê homogêneo. Se preferir, aqueça o purê novamente no fogo. Pegue um saco de confeitar (o da Dr. Oetker é muito bom), adicione o bico desejado e preencha com o purê através de uma espátula de silicone. Esprema o purê no prato, fazendo o formato desejado. Use verduras e legumes para enfeitar.

DICA
O Crema de Balsâmico da La Pastina possui uma consistência ótima para enfeitar os pratos, além de ter um sabor delicioso. Usei para criar o desenho da batata-doce.

 

Comente esse post!

Deixe seu Comentário