10 curiosidades sobre as obras do fotógrafo inglês Norman Parkinson em exibição na Galeria Mario Cohen

Audrey Hepburn, Roma, Itália, US Glamour, 1955

A atriz veste Givenchy e o clique foi feito durante o intervalo da filmagem de “War and Peace” (Guerra e Paz).

 

 

Audrey Hepburn, Roma, Itália, US Glamour, 1955

A atriz veste Givenchy e o clique foi feito durante o intervalo da filmagem de “War and Peace” (Guerra e Paz).

Stripes in the Swim, Copacabana, 1961

“Quando começamos a organizar a exposição, nem a Norman Parkinson Archive nem nós tínhamos conhecimento de nenhum editorial feito no Brasil”, conta Mario Cohen. Após uma pesquisa o Archive encontrou um editorial feito em Copacabana para a revista Queen, em 1961. “Essas fotos foram entregues em caráter inédito por aqui e no mundo”, completa. Esta imagem será comercializada pela primeira vez aqui – são apenas 12 cópias no mundo, e quatro chegam ao País.

Casual Type, Vogue, 1958

Nena Von Schlebrügge (modelo e mão da atriz Uma Thurman) vestindo Susan Small, em 1958. Foi descoberta por Norman com 15 anos quando vivia em Estocolmo, na Suécia. Mudou-se para a Inglaterra para seguir carreira de modelo.

The Iron Road, Reino Unido, 1947

Foto tirada na estação Pontrilas, na linha Welsh Marches. Wenda Parkinson (esposa do fotógrafo) usa Aquascutum e chapéu Vernier. O clique foi inspirado no filme “Brief Encounter (Desencanto) de 1945 do diretor Davi Leans, nomeado na época o filme mais romântico da história do cinema.

Cardin Hat over Paris, Paris, França, 1960

Nena Von Schlebrügge em um helicóptero sobrevoando a Torre Eiffel, usando um chapéu Pierre Cardin.

One man band, 1949

Barbara Goalen foi considerada na época a britânica mais fotografada e a primeira supermodelo.

Inca Metrics, Peru, Vogue, 1965

Em seu livro Lifework de 1938, Norman Parkinson elegeu Dolores Wettach como uma de suas top girls. Ele escreveu que modelos que seguem a linha dela são difíceis de encontrar, por não apresentarem o look. Se uma garota tinha a aparência óbvia de modelo, então ela não era para suas lentes.

The art of travel, Nairobi, Quênia, Maio de 1951

Wenda Parkinson esperando o avião da Hermès no aeroporto de Nairobi, no Quênia, em 1951.

Travel in Style, Nova York, EUA, 1949

Wenda Parkinson fotografada do bar do histórico Sherry-Netherland Hotel, em Nova York. Foi sua 1ª capa para a Vogue americana e, posteriormente, impressa na edição britânica. Wenda veste terno de lã Handmacher e chapéu Betmar, imprimindo nas palavras de Norman “uma elegância atemporal”.

Carmen’s Armpit, 1951

Carmen Dell’Oreffice, modelo e atriz, foi capa da Vogue com 15 anos e é conhecida por estar presente na industria da moda até os dias atuais, com 86 anos participando de desfiles, editoriais e campanhas.

07/06/2017 - por We Pick

Programa cultural imperdível para os amantes de moda: a exposição Norman Parkinson – o verdadeiro glamour britânico na Galeria Mario Cohen, em São Paulo, reúne 29 obras do fotógrafo inglês : das espontâneas e revolucionarias imagens dos anos 30, passando pelos anos de guerra e pelos anos 60, chegando até as locações exóticas dos anos 70 e 80. Esta é a sua primeira mostra individual na América Latina.

Com (pasmem!) 1,80 metros de altura, Parkinson era  era incapaz de permanecer atrás das lentes sem ser notado, criando assim o personagem Parks, um fotógrafo de moda bigodudo, muito elegante e de personalidade tão marcante quanto as estrelas de seus cliques.

Em sua carreira que atravessou sete décadas, o inglês colecionou trabalhos para a Vogue, Harpers Bazaar, Town & Country e outros títulos internacionais. Costumava dizer que um fotógrafo sem uma revista por trás, é como um fazendeiro sem campo. Seu estilo impulsivo e desestruturado mudou de vez a abordagem estática, de fazer pose, da fotografia de moda. Já nos anos 1930 levou modelos e objetos de cena (antes fotografados em estúdio) para as ruas. Na década de 70 e 80 transferiu suas produções para locações inusitadas (exóticas naquele tempo), tais como Hawaí, Rússia, Índia. Ao fim de sua vida, tornou-se fotógrafo oficial da família real.

Ficou curioso? Listamos 10 fatos inusitados para você chegar lá sabendo de trás para frente todas as histórias por trás de cada foto. Confira na nossa galeria!

Comente esse post!

Deixe seu Comentário