5 livros incríveis para ler em 2017

A Garota Dinamarquesa, David Ebershoff
A Garota Dinamarquesa conta a história de Einar Wegener, que, após vestir meias e sapatos de uma mulher para ajudar a esposa a pintar um retrato, descobre uma espécie de alter-ego feminino. E assim, o que era para ser apenas um favor muda completa e drasticamente a vida do casal. “Encantador” é a palavra que melhor define A Garota Dinamarquesa. Não apenas por ser um livro muito bem escrito, com extrema sensibilidade e delicadeza, mas principalmente por se tratar de uma história real. Recomendo muito a leitura da obra de David Ebershoff, assim como a adaptação, estrelada por Eddie Redmayne e Alicia Vikander (que, aliás, faturou o Oscar por sua atuação).

O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
Um clássico da literatura, O Grande Gatsby é o retrato perfeito do mix entre glamour e decadência dos anos 1920. A história começa quando Nick Carraway se muda para West Egg, em Long Island, e se torna amigo de Jay Gatsby. Herói de guerra, Gatsby é conhecido pela fortuna e pelas festas, no entanto, a origem de sua riqueza é motivo de especulações sobre seu passado. E aos poucos, Carraway descobre exatamente o que existe por trás da figura mítica que o Grande Gatsby criou em torno de si mesmo. Além de uma história envolvente e surpreendente, a obra de F. Scott Fitzgerald é uma delícia para quem ama moda – afinal, é uma delícia ficar imaginando os looks das personagens…

O Iluminado, Stephen King
Uma das obras mais famosas de Stephen King, O Iluminado é leitura obrigatória para os amantes do terror. No livro, conhecemos Jack Torrence, que, para fugir do alcoolismo, decide aceitar o emprego como zelador do Hotel Overlook durante a temporada de inverno. No entanto, quando se muda para o local, com a esposa e o filho pequeno, Jack descobre que o isolamento que o hotel proporciona pode ultrapassar todas as barreiras. Sutil, mas ao mesmo tempo aterrorizante, O Iluminado não é um clássico por acaso. Como sempre, King mergulha na psicologia humana e retrata tanto o pior, quanto o melhor de cada personagem.

O Sorriso da Hiena, Gustavo Ávila
Ótima pedida para quem gosta de romances policiais, O Sorriso da Hiena conta a história de David, que, aos 8 anos, viu seus pais serem assassinados de maneira brutal. Mais de vinte décadas depois, ele decide repetir a atrocidade com outras família, a fim de descobrir o quanto esse tipo de trauma pode influenciar a vida e a personalidade das crianças. Em um clima bem doentio, a história propõe dilemas morais passíveis de reflexão, que é um dos meus ingredientes favoritos da vida! O Sorriso da Hiena foi lançado de forma independente pelo brasileiro Gustavo Ávila, mas será relançado em breve pela Verus Editora (além disso, a Globo também comprou os direitos de adaptação da história!).

S., J. J. Abrams e Doug Dorst
Ler S. é um desafio, mas um desafio que vale a pena. A obra de Doug Dorst e J. J. Abrams é a história dentro da história e um marco na interatividade com o leitor. “Dentro” de S., encontramos O Navio de Teseu, obra do misterioso (e fictício) V. M. Straka. Mas a verdadeira trama é contada por meio de anotações “a mão” de Eric e Jennifer, além de dezenas de anexos (mapas, postais, cartas, fotos, etc.). Um livro diferente de todos que já li, e que com certeza proporciona uma experiência única ao leitor (aqui).

Nadia Tamanaha

Nadia Tamanaha

Literatura
17/02/2017 - por Nadia Tamanaha

Em 2015, compartilhei com vocês, aqui no We Pick, várias dicas de leitura. Depois de um ano longe, voltei, com novas ideias e indicações de livros

Espero que gostem das sugestões de leitura. E se já tiverem lido algum da lista, me contem o que acharam 🙂

@namanita https://www.instagram.com/namanita/

alemdolivro.com

2 comentários

  1. debora disse:

    A Garota Dinamarquesa com certeza está na minha lista.

    1. É maravilhoso, Debora! Espero que goste 🙂

Deixe seu Comentário