5 adaptações de livros que concorreram ao Oscar

Nadia Tamanaha

Nadia Tamanaha

Literatura
03/03/2017 - por Nadia Tamanaha

Não tem como falar sobre outro assunto nas semanas que antecedem e sucedem a festa do Oscar. E quando o tema é livros, não é diferente! Então, para continuar no clima da maior premiação de Hollywood, selecionei 5 adaptações de obras literárias que concorreram à estatueta!

As Aventuras de Pi (2012), escrito por Yann Martel e dirigido por Ang Lee
As Aventuras de Pi é um livro repleto de sutilezas, no entanto, sua adaptação cinematográfica claramente focou nos efeitos especiais. Por isso, guardo um pequeno rancor do filme, mas confesso que é realmente um trabalho visual belíssimo. Prova disso é que o longa concorreu a 11 Oscar, inclusive Melhor Filme, levando quatro estatuetas – Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora.

Capote | A Sangue Frio (2005), escrito por Truman Capote e dirigido por Bennett Miller
Capote não é exatamente a adaptação cinematográfica de A Sangue Frio, mas conta a história real do escritor durante a investigação do caso do assassinato da família Clutter. O longa faturou o Oscar de Melhor Ator com Philip Seymour Hoffman, cuja atuação foi realmente impressionante, e concorreu às estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

Garota Exemplar (2014), escrito por Gillian Flynn e dirigido por David Fincher
Quando eu soube que o diretor de Garota Exemplar seria David Fincher, tive a certeza de que seria, no mínimo, um bom filme – afinal, o cara é responsável por longas como Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button e A Rede Social. Não me enganei, mas quem concorreu ao Oscar foi Rosamund Pike, que interpretou Amy Exemplar com perfeição!

O Diário de Brigdet Jones (2001), escrito por Helen Fielding e dirigido por Sharon Maguire Quando eu descobri (não há muito tempo) que a adaptação de O Diário de Bridget Jones havia sido indicada ao Oscar, quase explodi de orgulho! Afinal, não é todo dia que a gente vê uma comédia romântica candidata ao maior prêmio do cinema! E a responsável pela façanha foi nossa eterna e amada Bridget, que também atende pelo nome de Renée Zellweger. O Oscar não veio para a adaptação, mas a atriz acabou faturando a estatueta dois anos depois, por Cold Mountain.

Para Sempre Alice (2015), escrito por Lisa Genova e dirigido por Richard Glatzer e Wash Westmoreland
Julianne Moore é uma atriz incrível e já havia concorrido ao Oscar três vezes quando faturou a estatueta em 2015, por Para Sempre Alice. O filme, apesar de tocante, não é minha adaptação favorita, mas se tem algo que o faz valer totalmente a pena é a atuação impecável de Julianne!

E vocês, me indicam quais adaptações que concorreram ao Oscar?

Nádia,
@namanita
alemdolivro.com

Comente esse post!

Deixe seu Comentário