4 técnicas de mindfulness para aumentar a produtividade

Foto: Pexels

12/07/2020 - por We Pick

Alguns recursos podem estar escondidos dentro de cada pessoa para driblar a quarentena e a pandemia de maneira mais branda. A afirmação é a da mestre em fisiologia do exercício e especialista no mundo corporativo, Bianca Vilela. Ela conta que ao criar uma rotina dividida entre a as horas de trabalho e descanso são fundamentais para manter níveis adequados de produtividade, e conta porque a técnica mindfulness podem ser uma saída inteligente para passar por esta pandemia.

Produtividade tem muito a ver com atenção. Por isso que ao se conectar consigo mesmo é possível perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que elas ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. “Só assim é possível fazer escolhas mais conscientes e funcionais e isso vale para executar uma tarefa de trabalho, saber estabelecer prioridades para não acumular tarefas para o final de um dia exaustivo além de, claro, saber se posicionar fisicamente a frente de um computador para se sentir confortável e livre das dores que podem impedir uma pessoa de executar com excelência os desafios cotidianos”, revela a especialista.

A técnica de Mindfulness tem papel fundamental para ajudar a regular as emoções desafiadoras de um momento em que o trabalho se divide entre a solidão do home office e o medo de algumas pessoas que têm a necessidade de reuniões e trabalhos presenciais. “Quando conseguimos criar um espaço mental, mesmo em circunstâncias difíceis, saímos do modo de reatividade e elevamos a consciência para a criatividade. Essa é uma maneira inteligente de fazer da crise uma oportunidade de mudança positiva. E é desta forma que a técnica de mindfulness pode ajudar“, diz Bianca.

Para aprender um pouco da técnica que tem como principal base o entendimento do “aqui e agora”, a mestre em mundo corporativo deixa algumas dicas que podem ser colocadas em prática agora mesmo.

Rigidez na rotina: As 24 horas de um dia devem ser divididas em três partes iguais.

O cérebro também precisa de calma e descanso – que por sua vez se traduzem em atenção, produtividade e decisões melhores.

Movimento: Aqui vale até uma “caminhada meditativa”, aquela que os passos são dados em silêncio e a respiração flui naturalmente, deixando as sensações se virarem no foco para dentro de si mesmo.

Alimentação: Os produtos sazonais e os alimentos crus da época são uma excelente opção para manter a saúde em dia com uma certa distância de carnes, comidas processadas e açúcar, já que essas fazem a mente e o coração correrem com a energia necessária para digeri-los.

Sono: Algumas pessoas conseguem ter energia após oito horas de sono, outras, após cinco. É preciso se conhecer e entender que algumas mudanças como a troca da dieta, a prática da meditação podem ajudar a manter mente atenta para cortar os pensamentos negativos – isso pode ajudar ao organismo sentir menos necessidade do corpo descansar, ao final sobra mais tempo pra produzir e para o lazer.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário