Infecção urinária por repetição

17/05/2017 - por We Pick

Infecção urinária é uma dor de cabeça na vida de qualquer mulher. Mas, já ouviu falar sobre infecção urinária de repetição? Segundo a ginecologista Maria Rita Curty, do Espaço Volpi, se você tiver dois ou mais episódios de infecção num intervalo de 6 meses, ou três ou mais episódios em 1 ano, fique atento! Os sintomas mais comuns são: urina com coloração escura, odor forte, disúria (dor na hora de fazer xixi) e polaciúria, ou seja, aquela vontade de ir ao banheiro toda hora. “O diagnóstico básico é dado com o exame de urina simples, no qual são analisados os leucócitos (células de defesa do organismo) e as hemácias (células sanguíneas), que nesses casos estão elevadas”, explica a médica. Para uma análise certeira da bactéria que está causando a doença e qual o antibiótico adequado no tratamento, é indicado o exame de urocultura com antibiograma.

Algumas mudanças na rotina diária ajudam a prevenir a infecção urinária de repetição. Confira as dicas:

Higiene local diária: parece bobo, mas a regra número 1 é manter região genital sempre limpa. Faça isso todos os dias durante o banho.

Suco de cranberry: estudos sugerem que essa frutinha vermelha pode prevenir a aderência de bactérias às paredes da bexiga. Seu consumo pode ser feito em forma de suco, sachês ou cápsulas.

Beba bastante água: o líquido ajuda a expulsar as bactérias da bexiga. Beba no mínimo 1,5 litros por dia.

De olho na calcinha: evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor. Na hora de escolher, de preferência sempre aos modelos feitos de algodão, que mantêm a região mais seca.

Troque os absorventes higiênicos com frequência: esse hábito evita a proliferação de bactérias.

Xixi depois das relações sexuais: crie o costume de urinar depois do sexo, pois é uma forma natural de expulsar as bactérias que possivelmente tenham entrado na uretra e na bexiga.

Não segure o xixi: não é aconselhável manter a bexiga cheia por um longo período de tempo. Sentiu vontade de urinar? Corra para o banheiro!

Papel higiênico na direção certa
: limpe sempre de frente para trás para impedir que bactérias passem do ânus para a vagina.

Cuide da alimentação : abuse de vegetais e fibras na dieta. O melhor funcionamento do intestino previne a prisão de ventre, problema que aumenta o risco de infecção urinária.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário

Propaganda: Skazi
Propaganda: Skazi
Propaganda: Banner Venus
Propaganda: Banner Venus