Dicas práticas para cuidar da pele no inverno

15/08/2019 - por We Pick

Sentimos na pele os efeitos do inverno em dias de temperatura mais baixas. Além do próprio ressecamento causado pelo frio, são nesses dias que a preguiça acaba falando mais alto na hora de passar um hidratante ou até mesmo tomar um banho mais curto e morno. Conversamos com a Dra. Fernanda Bortolozo, dermatologista da clínica Leger, para entender quais atitudes práticas devem ser tomadas para manter a saúde da pele em dia.

– Devemos ter mais cuidado com a pele durante o inverno? Por que?

Durante o inverno as temperaturas ficam mais baixas e a nossa pele transpira menos, isso faz com que a gente fique com ela mais seca, tanto no rosto, quanto no corpo. A outra diferença é que no inverno os banhos costumam ser mais quentes, um pouco mais demorados e temos aquela preguiça de passar um hidratante depois. Isso faz com que a pele também fique mais ressecada.

É importante também que a gente mantenha a hidratação via oral, com sucos e água. Quando a gente fala em suco, a gente começa a pensar nos oxidantes, na vitamina c via oral, nas castanhas e amêndoas que, junto com uma alimentação balanceada, também ajudam a fazer uma hidratação de dentro para fora no nosso organismo.

Além disso, pessoas que possuem a pele muito seca podem favorecer algumas doenças. Quem tem uma pele muito seca, como os idosos, podem ficar com ela mais ressecada ainda nesta estação e ter algumas alterações, como coceira e pequenas rachaduras nos pés e nas pernas – é importante ter atenção com o público idoso.

Sendo assim, a gente tem que tomar bastante cuidado com a hidratação via oral e a hidratação tópica, usar o creme hidratante ao sair do banho ou ainda dentro do box do banheiro. Olhos e lábios também costumam ter bastante ressecamento no inverno e a gente precisa de uma hidratação para os lábios mais intensa.

– Peles secas devem evitar adstringentes ou produtos que tendem ressecar ainda mais no inverno?

Os adstringentes e alguns tônicos faciais que têm álcool devem ser evitados pela maior parte dos tipos de pele. As peles muito oleosas ainda podem se beneficiar, mas com a orientação do dermatologista. Ao invés de toda semana, o paciente vai usar a cada 15 ou 21 dias, uma vez por mês ou duas no máximo, para evitar que tenha um ressecamento maior da pele, mesmo uma pele oleosa. Óleo é diferente de água, é diferente de hidratação, uma pele oleosa nem sempre é uma pele hidratada.

– Qual é a melhor forma de hidratar a pele nos dias mais gelados (e até mesmo em viagens para locais com temperaturas frias)?

O melhor momento para hidratar o corpo é logo depois do banho, nos primeiros três minutos após o banho de chuveiro ou banho de imersão (banheira). Algumas dicas seriam manter o seu hidratante dentro do box ou logo abaixo do chuveiro para aquecer o frasco e o hidratante ficar quentinho no inverno.

Também existem hidratantes que podem ser usados na pele quando terminamos o banho, com o corpo ainda molhado, depois usamos a toalha normalmente. Eles conseguem tornar mais fácil a vida da gente que passa frio com o uso do hidratante no inverno. Nós optamos por fórmulas mais cremosas, ao invés de fórmulas em gel porque dão mais conforto e não ficam tão geladas na pele.

Leia mais:
+ 5 cuidados certeiros para ter com o cabelo no inverno
+ Como manter as cutículas hidratadas no inverno

Comente esse post!

Deixe seu Comentário