5 passos certeiros para cuidar da pele durante os dias frios

Confira as dicas de expert para manter a pele saudável o ano inteiro!

Foto: Reprodução @haileyclauson

07/07/2019 - por We Pick

As baixas temperaturas do inverno finalmente chegaram e, com elas, vem também a necessidade de redobrar os cuidados com a pele, que acaba sofrendo mais durante o dias frios. Isso acontece, porque a umidade do ar é menor durante a estação, o que, aliada à novos hábitos (alô banho quente!) que surgem nessa época, fazem com que a cútis fique ressecada e acabe ficando menos protegida contra agentes externos.

Confira abaixo as dicas da especialista em dermatologia Uaira Santos, da clínica Mais Excelência Médica, e fique de olho nos cuidados necessários para deixar a sua pele saudável e bem cuidada durante o ano todo!

1 – Hidratação reforçada, por favor

Não tem jeito, é só o inverno chegar que o papo de caprichar na hidratação volta. E é isso mesmo, viu? É preciso ter ainda mais atenção nesse aspecto durante os dias frios para repor a água perdida devido ao clima seco e restaurar a barreira de proteção da pele. “Aproveite para hidratar o corpo e rosto depois do banho, pois nesse momento a pele consegue absorver ainda mais os nutrientes. O hidratante durante essa época pode ser mais potente e vir aliado à óleos essenciais e até ingredientes calmantes, pois muitas pessoas ficam com a cútis mais sensível durante o período. É muito importante lembrar que é necessário usar um produto específico para o corpo e um outro indicado para o rosto e para o seu tipo de pele. Nunca use o mesmo produto para os dois”, explica Uiara.

Não esqueça também de hidratar regiões específicas, como os lábios, que podem descamar e ficar com fissuras quando a pele está ressecada. Use balms labiais várias vezes ao dia para evitar rachaduras. Áreas menores, como cotovelo e joelho, acabam sofrendo mais com o ressecamento e também merecem atenção. Aposte em manteigas, óleos corporais, entre outros produtos mais hidratantes para turbinar os cuidados nesses locais.

2 – Atenção à hora do banho

A água quente retira a oleosidade natural da cútis, o que faz com que ela fique mais ressecada e suscetível à agentes que podem prejudicá-la, como bactérias e vírus. Por isso, prefira temperaturas mais amenas na hora do banho. “Outro problema da ducha muito quente é que ela pode, inclusive, deixar a pele e os fios mais oleosos, pois ela gera o chamado efeito rebote, que acontece quando as células da região entendem que algo está danificando sua superfície e produzem mais sebo para proteger o local”, explica a especialista em dermatologia.

3 – Não esqueça do protetor solar

Não é porque o dia está nublado e frio que o protetor solar pode ser dispensado, viu? “Apesar de estarmos menos exposto ao sol durante o inverno, a radiação ultravioleta e a luz branca e azul, que são as responsáveis por iluminar os ambientes internos e eletrônicos, como computador, televisão e celular, também são prejudiciais à pele e podem causar oxidação, envelhecimento precoce e manchas”, explica Uiara. Por isso, não esqueça de aplicar o produto todos os dias e opte por versões com FPS acima de 30 e proteção contra raios UVA e UVB para garantir os cuidados.

4 – Tome muita água 

No inverno, acabamos transpirando menos devido as baixas temperaturas e, por isso, sentindo menos sede. Por isso, é muito importante lembrar de beber água para hidratar o nosso corpo. Além de ser essencial para uma pele mais saudável, a água é necessário para o organismo de modo geral, sendo primordial na execução de diversas funções do corpo, como secretar os hormônios e eliminar impurezas, por exemplo.

5 – De olho na rotina de cuidados com o rosto

“Para uma rotina básica de cuidados no inverno, eu indico utilizar um sabonete facial específico para a sua pele, tônico com ação calmante ou hidratante, vitamina C (que possui ação antioxidante e também ajuda na hidratação), hidratante facial e protetor solar. A máscara de hidratação também pode ser uma boa aliada durante a estação, pois ajuda a reforçar os cuidados faciais. Ela pode ser usada, em média, duas vezes na semana”, indica Uiara.

 

 

Comente esse post!

Deixe seu Comentário