5 cuidados certeiros para ter com o cabelo no inverno

Reforce os cuidados com os fios durante a estação e mantenha-os saudáveis o ano todo!

Foto: Reprodução Instagram

24/07/2019 - por We Pick

Durante as temperaturas mais frias, é necessário ficar de olho também nos cuidados com os fios para não deixar que os novos hábitos que surgem no inverno (oi banho quente e secador de cabelo!) prejudiquem a saúde capilar. Para nos ajudar a manter a cabeleira saudável nessa estação, conversamos com o hairstylist Wesley Nobrega, do salão Allumê, e a especialista em dermatologista Uaira Santos, da clínica Mais Excelência Médica, e reunimos dicas certeiras sobre o assunto. Confira!

Leia mais:
+Receita: Salada de penne com rúcula, queijo feta e tomatinho
+Owme e Basico.com criam parceria com DNA atemporal

1 – Hidrate os fios

“Procure usar produtos capilares, como o xampu, que sejam pouco adstringentes e ressequem menos o fios. Aposte também em máscaras de hidratação para nutrir e hidratar e finalize com condicionador depois de enxaguá-la. Assim, você irá selar e manter o cabelo protegido de agentes externos”, explica a dermatologista.

Wesley indica a utilização da máscara capilar uma vez na semana. Para o hairstylist, as ampolas de hidratação possuem uma ação mais instantânea e acabam sendo menos efetivas à longo prazo. Por isso, se escolher utilizá-las, a dica é associá-las a outros produtos hidratantes, como a própria máscara, para potencializar o seu resultado.

2 – Aposte no leave-in

A dica é optar por um produto que possua proteção térmica. Assim, além de hidratar o cabelo, o leave-in também protegerá na hora de usar o secador ou outro instrumento que aquece os fios, ferramentas que acabam sendo mais utilizados durante essa estação. “Esse produto funciona como uma camada protetora que mantém dentro das cutículas a hidratação e a nutrição que o ambiente pode ‘roubar'”, explica Wesley sobre a importância do cosmético.
O leave-in ajuda também a diminuir o frizz, que acaba aparecendo com maior frequência no inverno. “Ele fica mais evidente nos dias frios porque o cabelo está mais ressecado. Além disso, o fio fica mais arrepiado por estar mais suscetível à eletricidade e às cargas elétricas. O leave-in e também o óleo de finalização podem ajudar nesse aspecto. Quanto mais hidratado, menos frizz ocorrerá”, disse Uiara.
3 – Evite água muito quente na hora do banho
“A água muito quente retira a oleosidade natural (que é uma camada protetora) do couro cabeludo e também do cabelo. Além de deixá-los desprotegidos, esse hábito pode causar o chamado efeito rebote e fazer com que as células acabem produzindo mais óleo para repor o que está sendo retirado, deixando o aspecto capilar mais oleoso”, conta a dermatologista.
4 – Não fique muitos dias sem lavar o cabelo
É natural que transpiremos menos durante os dias frios e a necessidade de lavar os fios seja menor por conta disso. Porém, deixar de higienizá-los por muitos dias seguidos pode causar problemas e até doenças no couro cabeludo. “Cada tipo de cabelo demanda um cuidado especifico e é um mito dizer que lavá-lo todos os dias resseca. Não há problema em fazer a higienização diariamente. Porém, ficar muito tempo sem lavar pode ser prejudicial, principalmente ao couro cabeludo, pois alguns fungos podem se manifestar com mais intensidade no inverno e piorar doenças como a dermatite seborreia”, fala Uiara.
5 – Tome água
“Precisamos ficar ainda mais atentos à hidratação do corpo, que também impacta na saúde capilar, durante o inverno. Como transpiramos menos na estação, acabamos tendo menos sede, o que leva a bebermos pouca água. Fique atenta a essa questão e também aos alimentas que serão ingeridos. Prefira comidas saudáveis e opções ricas em vitamina C, que auxiliam no nosso corpo como um todo”, finaliza a dermatologista.

Comente esse post!

Deixe seu Comentário